Quando o Senhor mandou que João escrevesse à Igreja que estava em Pérgamo, ele disse: "... algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, induzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem. Assim tens também alguns que, de igual modo, seguem a doutrina dos nicolaítas."(Apocalipse 2:14-15). Estes dois versículos nos falam de duas doutrinas que aborrecem a Deus. A doutrina de Balaão, e a doutrina dos Nicolaítas. Vamos fazer um breve estudo sobre o que estes faziam, para que não venhamos a seguir as suas doutrinas...
O Apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas as seguintes instruções: "Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão." (Gálatas 5:1).
A nossa salvação não vem pelas obras da lei, mas sim, pela FÉ
A nossa vida neste mundo é muito semelhante a um brinquedo onde consta na embalagem "Requer Montagem". Na maioria das vezes deixamos de ler o manual do fabricante, e quando lemos, acabamos por pular etapas... Nós passamos quase que todo o tempo tentando colocar as coisas nos lugares, mas nem sempre as peças se encaixam. E quando pensamos que conseguimos encaixar, ainda que mais ou menos, acabamos por perceber que "trocamos as peças, e encaixamos as coisas nos lugares errados". Assim também é com a nossa vida, quando deixamos de dar a devida atenção ao MANUAL DO NOSSO FABRICANTE.
Achar que a orientação que Deus nos deu não é a melhor saída, é tolice. Porque não há outro em todo o universo capaz de saber exatamente o que é melhor para nós. Ele disse ao profeta Jeremias: "Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." (Jeremias 17:10).
Você já deve ter ouvido alguém dizer "siga o seu coração". Mas pode ter certeza que este conselho não vem de Deus. A palavra de Deus diz que "O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre." (Provérbios 28:26)
A Bíblia deixa bem claro que não dá para confiar 100% em nossos sentimentos, porque eles são moldados de acordo com as circunstâncias do momento em que estamos vivendo. Não podemos ter o nosso coração como nosso único conselheiro na hora de tomar decisões importantes.