Quando uma pessoa precisa muito de uma bênção, tem sempre alguém para lhe dizer que ela deve fazer um voto a Deus, ou fazer uma promessa, ou fazer algum sacrifício para alcançar a graça de Deus.
Mas a graça de Deus, é de graça! Você não tem que pagar nada por ela... O que você devia à Deus, Jesus já pagou por você! Agora só basta você crer e tomar posse da sua bênção.
Quanto mais conhecimento você tiver da palavra de Deus, mais poder de fogo você terá contra o inimigo. Lembre que a nossa luta não é contra carne ou sangue. Os nossos verdadeiros inimigos não são os nossos semelhantes, mas sim os espíritos malignos que fazem com que algumas pessoas se voltem contra nós para nos prejudicar; e também aqueles espíritos que nos trazem dores e sofrimentos, misérias e desgraças. A nossa batalha deve ser travada no campo espiritual, e para que sejamos vitoriosos, o apóstolo Paulo nos recomenda que nos vistamos das armaduras de Deus.
Para ser abençoado por Deus você não precisa fazer promessa, não precisa acender vela, não precisa pagar penitência, nem nada parecido. Deus não aceita subornos e não faz acepção de pessoas. Portanto, se ele abençoa uma pessoa, também pode abençoar outra.
Mas então, o que é necessário para ser abençoado por Deus?
Se as coisas não estão caminhando bem, precisamos nos examinar e ver se estamos vivendo de acordo com os mandamentos e preceitos do Senhor. Porque de uma coisa você pode ter certeza: Deus quer o melhor pra você, e se você se apartar das coisas erradas e procurar fazer o que é agradável aos seus olhos, então você viverá seguro, e de nada terá falta, porque esta escrito: "Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão." (Salmos 84:11)
Não se conforme em ter menos do que Deus prometeu. Deus não botou ninguém no mundo para sofrer. E também não prova ninguém com doenças e enfermidades, porque Ele próprio se declarou como "o Deus que cura". Ora, se ele é o que cura, não é o que nos faz ficar doentes...
Um ensinamento lógico que Jesus nos deixou é de que nenhuma árvore boa pode produzir frutos maus. Se Deus é bom e a doença é ruim, então está claro que a doença não vem de Deus... Se Deus é bom e a miséria, a pobreza, o fracasso, a escassez é ruim, então claro está que isso não vem dele.
Não sei porque há pessoas que se consideram melhores que outras, e desprezam seu semelhante como se elas fossem diferentes. O desprezo existe em todos os lugares, porque onde quer que seja, existem pessoas menos favorecidas. Mas a miséria, a pobreza, a cor da pele, o lugar onde mora, e a beleza física (ou falta dela), jamais deveria ser motivo para alguém menosprezar outro qualquer:
"Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?" (1 Coríntios 4:7)