Estude a bíblia conosco todos os dias, GRATUITAMENTE!

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: www.EntendaABiblia.com/youtube
Curta no Facebook: www.facebook.com/EntendaABibliaPontoCom

Você está visualizando a página 10 de 58

Com Jesus na tempestade

Pode vir a tempestade que vier, se você é uma pessoa temente a Deus, que respeita a sua palavra, que procura viver em santidade, que não se dá ao pecado, que não se vende para fazer o mal, você pode ficar confiante, porque nada vai atingir você. Eu não estou dizendo que você deve ignorar o que se passa ao seu redor. Pelo contrário, devemos estar alertas a tudo e nos manter vigilantes, em oração, e em comunhão com Deus, porque as lutas virão... as tempestades surgirão... mas se a nossa vida estiver edificada sobre a rocha, que é Jesus, pode vir a onda que vier, nós não vamos nos abalar. Se você está edificado na palavra de Deus, não há porque temer. Diz no Salmo 93 que o senhor é mais poderoso que as ondas do mar. Está escrito assim: "Os rios levantam, ó Senhor, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas. Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas, e do que as grandes ondas do mar." (Salmos 93:3-4)

Deus é a solução!

O povo de Deus precisa estar atento a tudo o que acontece ao seu redor, para levar tudo em oração, ao conhecimento de Deus. Não que Deus não saiba o que esta acontecendo pelo mundo, Ele sabe. Na verdade nada escapa aos olhos de Deus. Está escrito que os olhos de Deus percorrem toda a terra. Mas apesar de ficar ligado em tudo o que acontece, o povo de Deus não deve permitir que o medo, a ansiedade, a preocupação tome conta do seu coração. Aconteça o que acontecer, você não deve se desesperar, não tem com que se preocupar, você é de Deus. Se acontecer de você passar por uma luta, uma dificuldade qualquer, acontecer alguma coisa que perturbe a sua paz, não se desespere... não se apresse a tomar decisões, procure ficar firme nas promessas do Senhor, porque senão, numa hora dessas o inimigo vem com uma sugestão... ele apresenta uma aparente solução para o seu problema, planta no seu coração, na sua mente, uma direção maligna e você acaba caindo. Quando a pessoa procura resolver a situação por conta própria, sem estar em comunhão com Deus, sem orar, sem buscar a direção divina, ela dá ouvidos ao conselho de um parente, de um amigo ou amiga, às vezes ela aceita o conselho de gente que não sabe nem em quem crer, e faz o que não devia fazer... toma uma atitude que não deveria tomar, e acaba dando com os burros n'água. Confie em Deus. Deus é a solução!

Filhos da luz

Efésios capítulo 5 versículos 6 ao 8 diz: "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." — O que está dizendo aqui é que você precisa tomar muito cuidado para não se deixar levar pela lábia de pessoas que se dizem ser de Deus, que se vestem como "sacerdotes", mas que ensinam coisas que não são verdadeiras. O que o apóstolo quis dizer com "ninguém vos engane com palavras vãs?" — O que são palavras vãs? — São coisas inventadas pelo ser humano, ou até mesmo colocadas na mente do ser humano pelo próprio Satanás, para afastá-lo da fé verdadeira em Cristo. Todo ensinamento contrário ao que diz as Sagradas Escrituras, são palavras vãs, são invenções, são mentiras que nunca se cumprirão! Tudo o que te ensinaram de modo diferente do que diz a Bíblia, é mentira. Então, fique atento, preste atenção no que vamos estudar hoje, porque durante a pregação o Senhor Deus pode falar ao seu coração sobre algo que Ele quer fazer na sua vida, e, se você entender o que Ele quer de você, e colocar em prática, pode ter certeza que aquilo que você sentiu no coração, pela pregação da Palavra, Ele há de cumprir em você.

A segurança que vem do alto

A Bíblia Sagrada diz em 2 Crônicas 20:20 o seguinte: "... Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos." — O que isso quer dizer? Quer dizer que a nossa segurança e o nosso sucesso está em Deus. Quando cremos de fato que o Senhor fará por nós tudo o quanto ele prometeu, e cremos que Ele é o nosso pastor, o nosso guia, o nosso guardião, então nós vivemos seguros, e não há nada no mundo que possa nos espantar ou nos amedrontar. O Senhor Jesus disse: "Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é o pastor, vê a aproximação do lobo, abandona as ovelhas e foge. Então, o lobo as apanha e dispersa o rebanho. O mercenário foge, porque é um mercenário e não tem zelo pelas ovelhas. Eu Sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e sou conhecido por elas; assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e entrego minha vida pelas ovelhas." (João 10:11-15). A pessoa que crê nestas palavras de Jesus, ela não teme ameaça alguma. Pelo contrário, ela vive em paz e segurança, porque tem a certeza de que Jesus não mentiu, e sabe que Ele é poderoso para cumprir o que disse. Na verdade, Ele já cumpriu... Deu a vida por nós. Quer prova de amor maior que esta? A Palavra de Deus afirma que "Mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.” (Salmos 91:7). Assim sendo, não deixe se intimidar por nada, e não se preocupe com os acontecimentos dos últimos dias.

Pacientes na tribulação

Salmos 98:4 diz: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra; dai brados de alegria, regozijai-vos, e cantai louvores." — Não importa o problema pelo qual você esteja passando. Ainda que você esteja preso em amarguras, se anime, porque quando nós invocamos o poderoso nome do nosso Senhor, por mais que estejamos presos nos laços do diabo, por pior que sejam as suas armadilhas, por mais pesado que seja o fardo que ele tenha colocado sobre nós, ao invocarmos o nosso Deus, o fardo é tirado dos nossos lombos, as cordas se arrebentam, as cadeias são quebradas, as portas se abrem e nós ficamos completamente livres. Salmos 56:9 diz: "No dia em que eu te invocar retrocederão os meus inimigos; por que isto bem sei, que Deus está comigo." — Então o que eu tenho de fazer quando vier a aflição, o desespero, a angústia? Eu tenho de lançar tudo sobre o Senhor, porque ele cuida de mim. Aflição não é coisa de Cristão. Se você anda aflito, saiba que você está negando a palavra de Deus, porque o apóstolo Pedro ensinou que não temos de andar ansiosos por nada, mas que devemos entregar nas mãos de Deus toda a nossa ansiedade, toda a nossa aflição, angústia, desespero, e todas essas coisas que vem tumultuar a nossa vida, perturbar a nossa alma, porque Ele tem cuidado de nós. Está escrito assim: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1 Pedro 5:6-7)

Quando Deus atenta para nós

Às vezes a pessoa passa por um sofrimento tremendo, passa por dificuldades, enfrenta problemas sérios, sofre humilhações, e é tanta dor que a pessoa se torna amarga. E há muitos que perdem as esperanças. Mas Deus jamais desampara aqueles que esperam nele. Veja o caso de Isabel, a mãe de João Batista: Não fosse por Deus, ele não teria existido. A mãe dele, além de estéril, já era velha. A Bíblia não diz quantos anos ela tinha... diz apenas que tanto ela quanto o seu marido Zacarias eram avançados em idade. E não ter filhos era para as mulheres hebréias um motivo de grande vergonha e humilhação. A mulher que não tinha filhos era uma pessoa desvalorizada e rejeitada na sociedade. Era como uma árvore seca... não tinha valor nem para os seus próprios maridos. — E embora o problema fosse da mulher, isso também afetava ao marido, certamente. Mas, o casal tinha uma coisa a seu favor. Diz em Lucas 1:6 que "ambos eram justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor." E o que aconteceu? Chegou o dia em que Deus atentou para ela, viu o sofrimento dela, e lhe deu um filho. Por que eu estou falando isso? Porque do mesmo modo como o Senhor atentou para Isabel ele também vai atentar para você. E se Deus atentou para o sofrimento dela, não haveria de atentar para o nosso sofrimento, para o nosso problema, para a humilhação que muitos de nós estamos enfrentando? Se ele atendeu as preces dela, é claro que ele também vai nos atender, afinal, está escrito que "Ele não faz acepção de pessoas." (Efésios 6:9).

Você está visualizando a página 10 de 58