Isso Jesus disse no dia em que ele lavou os pés dos discípulos: "Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (João 13:15)
Mas, em tudo o que Jesus fazia havia um propósito maior. O propósito de nos ensinar como agir para agradar ao Pai. Por isso, tudo o que foi feito, foi para nos mostrar o que devemos fazer, e de que modo devemos fazer. Ele disse: "Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também."
Todos os atos de Jesus, as palavras que ele falou e tudo o que ele fez está na Bíblia com o seguinte propósito: Nos servir de exemplo. A nossa missão aqui na terra é meditar nos ensinamentos contidos na Bíblia, e diante de qualquer situação, agir exatamente como Jesus agiu.
Durante o seu ministério terreno o Senhor Jesus expulsou demônios, curou enfermos, atendeu o necessitado, e nos deu autoridade sobre os espíritos maus, para que assim como ele fez, nós também possamos fazer.
Mas sempre tem aqueles que não acreditam. E por não acreditarem estão desobedecendo ao Senhor, em não fazer o que Jesus fazia. Tem até aqueles que dizem: "Mas a coisa hoje não é bem assiiiiimmm, que não sei mais o queeee..."
A maioria das igrejas está apenas pregando a salvação das almas, mas e o
corpo? Jesus pregava o arrependimento: Sim. Pregava a salvação? Sim. Mas ele também curava os enfermos e expulsava os demônios! E ele disse em João 14:12 "Aquele que crê em mim fará as mesmas obras que eu faço"... Isso é o que caracteriza o seguidor de Jesus. Essa é a identidade do Cristão.
O advogado tem uma carteira que mostra que ele é advogado; o médico tem uma carteira que mostra que ele é médico, o policial tem, o trabalhador tem. E o Cristão? Qual é a carteira dele? Aquela que a igreja imprimiu, bateu um carimbo? Nãooo!
Isso não diz nada no mundo espiritual. Ele é reconhecido no mundo espiritual pelo modo como ele vive. Quando faz as mesmas obras que Jesus, ele então é reconhecido como um membro da família divina. É isso que mostra aos seres do mundo espiritual que aquele cidadão, ou aquela cidadã pertence a Deus. E também aqui no mundo físico é o que caracteriza uma pessoa que verdadeiramente crê
Mas isso, nós pouco temos visto... Por quê?
Porque aqueles que estão à frente, os chamados sacerdotes, estão dizendo um montão de coisas vãs, estão perdemos tempo com uma porção de coisas inúteis, e não estão dando atenção, não estão meditando no que Jesus dizia e no que Jesus fazia. E o senhor foi muito claro no que disse: "Aquele que crê em mim também fará as obras que faço." (João 14:12)
Nós devemos prestar atenção, porque muitas vezes o Senhor Deus nos dá uma missão, e nós deixamos de cumprir por covardia. Muitas vezes a pessoa não tem coragem de ir e fazer o que Deus manda... Aconteceu com Jonas. Deus mandou que ele fosse à Nínive, e pregasse contra ela dizendo: Eis que daqui a quarenta dias Nínive será destruída! e Jonas não quis ir... por dois motivos: Primeiro que ele teve medo da maldade que aquele povo poderia fazer com ele, afinal era um povo bárbaro; e depois porque ele pensou... e se não acontecer conforme Deus está dizendo? O que eu faço? E tem muita gente assim... deixando de cumprir o que Deus manda por covardia, ou por incredulidade.
Muitos pensam que não têm condições de realizar o que Deus lhe mandou. Se isso acontece com você, então você não crê de fato. Quando o Senhor nos dá uma missão a cumprir, Ele vai à frente, abrindo as portas. Mas a pessoa que duvida, é covarde... então ela se faz de boba, fingindo que não entendeu, ou às vezes ela pensa, não, isso é coisa da minha imaginação... e deixa passar a ocasião, e não faz aquilo que o Senhor lhe mandou fazer... Às vezes vem a inspiração, vem o desejo no coração de fazer algo em favor da obra de Deus, a gente sente que devia fazer, mas deixa o inimigo enganar... pensa não posso, não tenho condições, acho que não vou conseguir... ou então a gente fica esperando uma confirmação... como aqueles judeus que pediam um sinal a Deus...
Meu irmãozinho, minha irmãzinha, se Deus falou no seu coração, não tem mais que dar sinal algum... ele já te deu o sinal, você sentiu no coração, confirmou-se pela Palavra do Senhor que aquela é a vontade dele, você sentiu de Deus, não uma nem duas vezes, dia após dia ele vem falando a mesma coisa no seu coração; então faça! Não deixe de obedecer porque é Deus quem dá a semente ao que semeia. A luta é de Deus, a obra é dele, Ele o fará. Se o senhor lhe manda pregar o evangelho, pode estar certo de que ele vai lhe dar as palavras certas na hora certa, e ele vai lhe revestir com autoridade para fazer a obra. Se ele chama você pra ajudar de alguma maneira, ele vai lhe dar condições, ele vai lhe dar forças, ele vai lhe dar sabedoria. Não importa se haja perseguições, não importa se as pessoas não querem ouvir o que você está falando, não importa se as pessoas estão lhe virando as costas. O que importa é que você vai estar obedecendo a palavra do Senhor, e certamente ele fará de você uma bênção.
Deixar de obedecer ao Senhor naquilo que ele nos manda fazer, é uma grande tolice. E quando a pessoa deixa de fazer por medo do diabo, pior ainda, porque o medo abre a porta para o mal entrar na sua vida. Veja um caso que está registrado no evangelho de Marcos 9:14-29 ..: Um certo homem levou um garoto que tinha convulsões, e os discípulos haviam fracassado em curar o garoto, então Jesus falou "Me tragam o garoto!" E lhe trouxeram o garoto. Quando o jovem viu a Jesus, o demônio pegou ele, jogou no chão, e ele se revolvia, e espumava. Então Jesus perguntou ao pai dele: Há quanto tempo lhe sucede isto? E o pai respondeu: Desde a infância; e muitas vezes o demônio tem lançado ele no fogo, e na água, para o destruir... Então veja que Jesus não se apressou em ir logo mandando o demônio embora... às vezes nós somos apressados demais, e a Bíblia diz em (Provérbios 19:2) que Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho. Jesus não se apressou. Ele foi conversando com o pai do menino, e o homem foi abrindo o seu coração, ele respondeu: Desde a infância lhe acontece isso... e de repente o homem pára de responder a Jesus e diz: "mas se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Jesus então olhou pra ele e disse: Se podes? Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade.
Por que Jesus perguntou ao Pai do menino há quanto tempo isso sucedia? Será que Jesus não sabia? Claro que sabia. O que parece aqui é que Jesus queria trazer à memória do pai do garoto, algum fato, algum acontecimento do passado que possa ter influenciado naquele sofrimento. Algo que o pai possa ter feito no passado que tenha aberto a porta para o demônio entrar. E claro, Jesus sabia que pouco ia adiantar mandar o demônio embora se o pai do garoto continuasse dando brecha para o mal entrar.
Tem muita gente que não consegue se libertar nunca, porque não se corrige. Tem pessoas que nunca conseguem ser curadas, nunca conseguem prosperar, nunca conseguem se realizar, por quê? Será que a oração é que não está funcionando? Claro que a oração funciona! Claro que Deus atende as nossas petições! Por que é então que muitos não conseguem? Por que estão deixando brecha para o mal voltar. Se eu ou qualquer outra pessoa que crê, ora por você e manda o mal embora em Nome de Jesus, o mal tem de ir. E vai! Porque ele não é páreo para o Nome de Jesus. Mandou embora, ele vai! Mas por que é então que a situação da pessoa não se resolve? Porque enquanto a brecha não for tapada, o demônio volta. Volta e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E a situação da pessoa fica cada vez pior.
Se você não está conseguindo a sua libertação, examine-se e veja no que é que você ainda não se corrigiu. Veja onde é que o diabo está encontrando brechas para entrar... Talvez um pecado antigo, algo que você ainda não confessou... uma situação mal resolvida, algo que você talvez já nem lembre mais... No mundo espiritual não há esquecimento. Pecado não prescreve... Ele tem de ser confessado para ser perdoado. É como uma mancha na roupa branca... todo mundo vê! É preciso se arrepender, confessar, para você ser lavado no sangue de Jesus. Só assim você vai ficar limpo no mundo espiritual. Não tem outra coisa que tira a mancha do pecado. Só o sangue de Jesus, que foi derramado na cruz, por mim e por você.
Mas voltando então ao caso, aquele garoto vinha sofrendo desde a infância, e pode ser que tudo aconteceu por algum erro dos pais. Pode ser que no passado, Deus deu a esse homem uma missão e ele não obedeceu. Recusou crer. Eu não vou agora dizer que foi o que aconteceu, porque a Bíblia não diz isso, e eu não posso inventar e dizer o que a Bíblia não diz; mas uma coisa a Bíblia diz: "A maldição sem causa, não virá! Isso está escrito em (Provérbios 26:2): "Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá." Então pode ser que no passado, alguma coisa aconteceu que abriu a porta, que deu motivos para o mal entrar... e isso pode ter acontecido por causa da incredulidade do Pai.
Às vezes o Senhor fala algo no nosso coração, e a gente não crê. Quando o Senhor Jesus explicou sobre a parábola do semeador (Marcos 4:10-25), ele falou aos seus discípulos: Atendei ao que ouvis. quer dizer, prestem bastante atenção no que vocês ouvem, porque Com a medida com que medis vos medirão de novo, e ainda se vos acrescentará. (Marcos 4:24-25).
O que isso quer dizer?
Quando alguém vem até você, e diz alguma coisa, você faz um julgamento daquela pessoa. O ser humano sempre faz isso. Você olha para alguém, e baseado no que você vê, no que aquela pessoa faz ou fala, você tira suas conclusões sobre aquela pessoa. Não estou dizendo julgar no sentido de condenar a pessoa, mas no sentido de considerar se para você, aquela é uma boa pessoa, ou alguém mal intencionado, e isso sempre acontece no nosso dia-a-dia. A pessoa então vem até você, diz alguma coisa, e você pode acreditar ou não no que ela está dizendo. Às vezes nós acreditamos, às vezes não! E Jesus está dizendo aqui: prestem atenção naquilo que vocês ouvem, porque vocês serão medidos com a mesma medida, e ainda lhes será acrescentado outro tanto.
Quando você ouve a pregação do evangelho, Deus certamente fala algo em seu coração. A palavra de Deus nunca volta vazia para ele. Ela sempre faz a obra para qual ela foi enviada. Mas a pessoa às vezes não acredita na palavra que está sendo pregada. Ela está medindo aquelas palavras pela dúvida que ela mesma tem no coração. Já ouviu dizer que cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça? Pois é assim... a pessoa está tão acostumada a viver na mentira, que ela duvida dela própria... ela mente tanto, que quando os outros falam com ela, ela julga os outros por ela mesma... ela acha que todo mundo mente como ela. Ela então ouve a Palavra de Deus, e diz no seu coração: "Isso é mentira! É papo furado... é engano...", mas isso porque ela está acostumada a mentir e enganar... o coração dela não é puro. Então ela faz um julgamento daquilo que ela ouve, e não acredita no que ouve.
Meu querido, minha querida, Deus não mente! Aquele que não crê na Bíblia, está chamando Deus de mentiroso. A própria Bíblia diz que: "quem a Deus não crê, mentiroso o fez;" (1 João 5:10), e coitado daquele que diz que Deus é mentiroso. Essa pessoa será medida com a medida do mentiroso, e ainda lhe será acrescentado outro tanto. E qual é a medida do mentiroso? É a medida do diabo. Porque ele é o mentiroso. E é ele que não deixa a pessoa entender a Bíblia.
Quando Jesus ensinava, a maioria dos escribas e dos doutores da lei, aqueles que se julgavam os tais, os principais dos sacerdotes, eles não conseguiam compreender o que Jesus lhes dizia. Sabiam que Jesus falava contra eles, mas não compreendiam... Certa vez Jesus lhes perguntou: Por que não compreendeis a minha linguagem, e porque não podeis ouvir a minha palavra? (João 8:43)
Em seguida ele responde: Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8:44)
Não pense você que o Senhor vai te colocar na lavoura dele isso é, na sua obra apenas para você colher os frutos. Nãoooo! Deus te chama, fala ao teu coração, te dá uma inspiração, e você tem que crer. Se ele manda você pregar o evangelho, tem de ir... Vai haver perseguições, o diabo arma ciladas, e muitas vezes da até vontade de abandonar tudo. Mas é preciso ficar firme. Porque Jesus falou: "Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim." (Lucas 9:62).
Então, preste atenção você que tem sentido no coração de servir ao Senhor, de trabalhar na obra de Deus, se prepare, se consagre, fortaleça a sua fé, e nem pense em voltar atrás. Deus não se engana quando chama alguém pra fazer a sua obra. Aliás, ele não se engana nunca. Se você foi chamado, sentiu no coração que Deus quer que você faça algo em prol da sua obra, não tente se esquivar dizendo: "Eu não tenho condições, eu não sei como fazer..., não faça isso.
Quando Deus convocou a Jeremias ele tentou se esquivar, mas veja o que aconteceu, vamos ler (Jeremias 1:4-10): "(4) Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: (5), Antes de te formar no ventre materno te conheci, e antes que viesses ao mundo te santifiquei; e às nações te dei por profeta. (6) Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. (7), Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar falar, isso dirás. (8) Não temas diante deles; pois eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. (9), Então o senhor estendeu a mão, e tocou-me na boca; e disse-me: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. (10), Vê! Eu hoje te concedo autoridade sobre as nações e reinos da terra, para arrancar, despedaçar, destruir e exterminar; mas também para edificar e plantar!
Então veja bem. Quando Deus nos manda fazer a obra, ele também nos dá as condições, ele nos capacita, ele nos dá o poder para fazê-la. Jesus disse que chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. (João 10:3-4).
Então, nunca tenha receio de não conseguir cumprir o que Deus manda. Se você é uma pessoa que crê nele, você é revestido de autoridade no mundo espiritual para arrancar, despedaçar, destruir e exterminar; mas também para edificar e plantar!
Jesus garantiu que tudo o que ligarmos na terra também será ligado no céu, e o que desligarmos na terra, também será desligado no céu. (Mateus 18:18). E disse ainda: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum." (Lucas 10:19)
Você precisa aprender a exercitar a sua autoridade espiritual... Vai ter hora que o bicho vai querer forçar a barra... você tem de ficar firme na sua fé. Você tem a certeza de que Jesus te deu poder sobre ele, então fique firme... pode parecer que não tem jeito, que não vai sair... Vai ter de sair!
No caso daquele menino, também parecia que não tinha jeito, os discípulos mandavam o demônio embora, e nada... Mas olha o que está escrito: "E Jesus, vendo que a multidão se aglomerava, repreendeu o espírito imundo, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e nunca mais entres nele. (Marcos 9:25) o demônio nessa hora gritou, agitou o menino com violência, e parecia que não ia sair... mas Jesus ficou firme. Lembrando que Jesus não estava aqui na terra como Deus, mas sim como homem. Como um ser humano igualzinho a mim e a você; mas ele estava revestido com a autoridade que o Pai lhe havia dado para fazer a obra. E ele não duvidou da sua autoridade. Ele deu a ordem e sabia que ela seria cumprida, porque Deus não volta atrás naquilo que disse.
Se você é um servo, uma serva de Deus, você tem autoridade para expulsar o mal. Uma vez que Jesus tenha lhe dado essa autoridade, permanecendo nele, você nunca será envergonhado. Ninguém pode tirar essa autoridade de você, porque "os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis" (Romanos 11:29).
Então, Jesus ordenou que o demônio saísse daquele jovem: "E ele, gritando, e agitando-o muito, saiu; e ficou o menino como morto, de modo que a maior parte dizia: Morreu. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu; e ele ficou em pé." (Marcos 9:26-27) Se foi assim naquele tempo, hoje é do mesmo modo. Se a ordem hoje for dada em Nome de Jesus, ela será acatada.
Mas isso tem de ser feito com total confiança. Não pode haver nenhuma dúvida no coração. Uma vez dada a ordem, acabou! Mas tem de ser um decreto mesmo. Para colocar um fim no caso. Mas isso só funciona quando todo o impedimento for tirado. Enquanto houver alguma coisa escondida, alguma brecha pro mal se esconder na vida da pessoa, ele vai continuar ali...
Eu me lembro de um caso que eu ouvi contar, em que a moça era uma prostituta. E quando foi ordenado que o demônio deixasse ela, ele disse: eu não vou sair porque ela me pertence; ela é prostituta, e toda pessoa que se prostitui me pertence isso vale para o ser humano em geral... tanto para mulher como para o homem, pois está escrito na Bíblia que todo aquele que pratica imoralidade, não vai entrar no reino de Deus. Isso está em Apocalipse 21:8, depois você leia... mas então, o demônio falou: eu não vou sair, e você não pode me expulsar. Ela me pertence.
Então, o pregador mandou que ele ficasse de lado, e voltasse a mulher, e disse então pra mulher: "o bicho falou que não sai porque você é uma prostituta. Isso é verdade? A mulher chorando então confessou: é verdade, mas eu não quero mais essa vida.
Então, quando ela se arrependeu e decidiu deixar a vida errada, o demônio falou: agora não tem mais jeito né. Agora ela é do outro... e teve de sair, e aquela mulher ficou livre completamente.
Eu não presenciei este acontecimento não... eu ouvi contar apenas... mas sei que é assim que funciona. Enquanto a pessoa não confessa, não se acerta com Deus, não deixa o pecado, essa pessoa não consegue se libertar. Mas quando ela se acerta com Deus, então não há mais onde o bicho se esconder.
Aquele homem ouviu a palavra de Jesus, se acertou com a palavra, confessou, pediu perdão, e depois que tudo estava certo então Jesus virou-se para o espírito, repreendeu, e ele teve de sair.
Enquanto aquele homem não voltou no tempo e se arrependeu do que possivelmente ele havia feito no passado, e se concertou, o demônio não saiu. Enquanto você não se acertar, a coisa não vai. Você tem que se acertar com Deus. Enquanto você tem coisas no coração, e Deus conhece seu coração e o diabo que colocou esse sentimento, essa coisa em você sabe também, você é uma pessoa dividida e por ser dividido você tem vivido mal. Você às vezes está chateado com filho, com a filha, com marido ou com a esposa, com a nora, ou com alguém que você conviveu no passado... tem de resolver o caso. Não pode deixar nenhuma barreira, nada que atrapalhe a operação de Deus na sua vida.
É como Jesus disse: Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (João 13:15)
Tem de fazer como Jesus; não deixe nenhuma tristeza, nenhuma mágoa, nada, tirar você da presença de Deus. Aconteceu alguma coisa, ficou magoado, ficou com raiva, disse o que não devia, fez o que não devia, busque a Deus. Confesse, porque está escrito que Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)
Cometeu pecado? Fez o que não devia? Confesse e Jesus te perdoa. Cometeu alguma injustiça contra alguém? Procure essa pessoa e peça perdão. Ela te perdoando, Jesus te perdoa e te purifica de toda injustiça.
Mas e se a outra parte não me perdoar? Fale com Deus. Se você de fato se arrependeu, ele perdoa... Mas você tem de reparar o dano que causou. Se tem uma pena a cumprir, você vai ter de cumprir. Há casos que na lei dos homens não tem perdão, mas Deus perdoa!
Não aceite ficar na mão do diabo. Siga o exemplo de Jesus, conforme escrito em (João 13:4-17): Depois de cear, Jesus levantou-se da mesa, tirou a capa e colocou uma toalha em volta da cintura. E em seguida, derramou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava em sua cintura. Quando se aproximou de Pedro, ele lhe perguntou: O Senhor, vai lavar os meus pés? E Jesus lhe respondeu: O que faço agora, não podes compreender, todavia o compreenderás mais tarde. E Disse-lhe Pedro: Senhor, jamais me lavarás os pés! Ao que Jesus lhe advertiu: Se Eu não lavar os teus pés, tu não terás parte comigo. Então o Pedrão na mesma hora mudou de opinião né... ele disse pra Jesus: Senhor, lava não somente meus pés, mas também, as minhas mãos e a minha cabeça!
Veja que fato engraçado. Primeiro Pedro tava olhando pro lado pessoal. Ele como servo não podia permitir que o seu senhor lhe lavasse os pés. Jesus falou pra ele, Pedro, agora você não pode entender o que eu estou fazendo, mas no futuro você vai entender... Mas Pedro não concordou... ele falou, não senhor... de modo algum o senhor vai me lavar os pés... então Jesus abriu o entendimento de Pedro, e disse: Se Eu não lavar os teus pés, tu não terás parte comigo.... aí a coisa mudou de figura! Ele disse pra Jesus: Bom, se é assim então lava também as minhas mãos e a minha cabeça...
Pedro era um sujeito difícil, mas ele entendeu que precisava ser lavado dos seus erros para ter parte com Jesus. Todos nós precisamos. Se você não for lavado dos seus pecados, você jamais vai ter parte com ele.
Jesus então explicou para o Pedro: Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; o seu corpo já está completamente limpo. Vós também estais limpos, mas nem todos. Pois Jesus sabia quem iria traí-lo, e por isso disse: Nem todos vós estais limpos. Após haver lavado os pés dos seus discípulos, tornou a vestir sua capa, voltou a sentar-se à mesa e lhes indagou: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e estais certos, pois Eu, de fato, o sou. Dessa maneira, se de vós Eu Sou Senhor e Mestre e ainda assim vos lavei os pés, igualmente vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos um exemplo para que, como Eu vos fiz, também vós o façais. Em verdade, em verdade vos afirmo que nenhum escravo é maior do que seu senhor, como também nenhum enviado é maior do que aquele que o enviou. Portanto, se vós compreenderdes esse ensinamento e o praticardes, abençoados sereis. (João 13:10-17)
Quer ser abençoado? Faça conforme tudo o quanto você tem aprendido de Deus, e ele certamente cumprirá o que tem dito a teu respeito.