Gostou do vídeo?
Curta e compartilhe com seus amigos!
Quando se levantar contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar; porquanto a calma evita grandes erros. (Eclesiastes 10:4)
Pode parecer até engraçado. Às vezes nós lemos um versículo na Bíblia e pensamos: "Isso não significa nada, isso não é pra mim, não tem nada haver..., mas tem. Pode ter certeza que nenhum versículo da Bíblia foi colocado ali simplesmente para fazer volume ou deixar a Bíblia mais grossa. Não. Tudo o que foi escrito e eu falo muito isso tudo o que foi escrito é para nos orientar, alertar, ensinar e nos servir de exemplo.
Mas aí você pode pensar: Ora, por qual motivo o governador iria se levantar contra mim? Lembre: A Bíblia é um livro espiritual. Embora fale de modo terreno, ela nos fala de coisas que acontecem no mundo espiritual, porque é lá no mundo espiritual que tudo se desenrola. É lá que tudo acontece.
Então diz aqui: (Eclesiastes 10:4) Quando se levantar contra ti o espírito do governador... Preste atenção porque não está dizendo aqui: "quando o governador se levantar contra você", mas diz: "quando se levantar contra você O ESPIRITO do governador. Aqui está falando de um espírito, e não de um homem. E claro que não se refere ao Espírito de Deus, porque está dizendo: "quando se levantar contra ti; e não quando descer sobre ti"... Ora só se levanta quem está abaixado. Deus está acima de tudo, e não abaixo. Então claramente se entende que esse é um "espírito" que está abaixo. E não é difícil saber de quem estamos falando. É só você raciocinar um pouquinho e ver quem é que tem forçado as pessoas a viverem se confrontando, se agredindo, se ofendendo, se traindo mutuamente, roubando e matando uns aos outros... Certamente não é de um homem que a Bíblia está falando aqui. Observe que não diz "O GOVERNADOR", mas diz: "O ESPÍRITO DO GOVERNADOR", se referindo ao espírito que tem atuado através dos homens que controlam e que fazem as leis deste mundo. Do espírito que esta por trás destas organizações secretas que tramam contra a humanidade. Está falando aqui daquele que tem sujeitado os seres humanos a uma vida degradante e de muito sofrimento. E esse mesmo espírito é o que causa a desgraça no lar, a traição, as brigas, o desemprego, os vícios, a miséria, a doença, a dor, o sofrimento... coisas desse tipo.
Então, a Bíblia diz: (Eclesiastes 10:4) "Ao se levantar contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar..."
Quando se levantar contra você qualquer coisa do diabo, não deixe o seu lugar. Não se mova da sua posição
Surgiu uma doença, levantou contra você uma crise familiar, uma crise conjugal, se levantou na sua vida algo horrível, não deixe o seu lugar. E que lugar é esse? A palavra de Deus. Salmo 16 versículo 11 diz assim: "Far-me-ás ver a vereda da vida, na tua presença há abundância de alegria, na tua mão direita há delícias perpetuamente. Você quer ter abundância de alegria? Quer viver deliciosamente cada dia da sua vida? Então o seu lugar é na Palavra de Deus. Na presença do senhor há abundância de alegria.
Ao se levantar contra você um problema qualquer, seja uma doença, uma crise familiar, uma oposição aos seus planos, não deixe o seu lugar, continue na alegria, continue na presença de Deus. E como é que a pessoa sabe que ela está na presença de Deus? Ela tem paz dentro dela. Ela não se abate, não se deprime, não se desespera, apesar de algo estar acontecendo, ela não perde a paz.
Mas a paz verdadeira só tem quem aquela pessoa que conhece a Escritura. Aquela pessoa que lê a Bíblia e entende o que está lendo. Não basta só ser uma pessoa religiosa. Não basta apenas você frequentar a igreja. Se você não tiver o entendimento da Palavra e não meditar nela diariamente, pode acontecer com você o mesmo que aconteceu com aqueles dois discípulos que, depois da crucificação de Jesus, decidiram deixar Jerusalém e ir para Emaús.
Emaús é um termo hebraico que significa "banhos quentes" ou "águas quentes". Era uma aldeia que ficava a mais ou menos 11km de Jerusalém.
Vamos ver o que aconteceu. Está escrito em (Lucas 24:13-17), diz assim: (13) Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; (14) e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. (15) Enquanto falavam entre si, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles; (16) mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram. (17) Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes...
Eles estavam indo para Emaús, e enquanto caminhavam estavam comentando sobre a morte de Jesus, sobre a sua crucificação, e estavam tão triste com os acontecimentos que não perceberam que Jesus estava ali ao lado deles.
E Jesus perguntou para eles: "Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? (18) E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? (19) Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. (20) e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. (21) Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; agora porém já é hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
Então veja bem, eles estavam não apenas tristes com a morte de Jesus, mas estavam também decepcionados, desesperançosos, achando que agora já não tinha mais jeito. Eles esperavam um Messias, que viria libertá-los, e de repente eles se deparam com o fato de que Jesus foi morto. Aí eles pensam: Agora já era... acabou a esperança, não tem mais jeito... Mas eles estavam errados porque não procuraram atentar para o que dizia as Escrituras.
E é isso que acontece quando a pessoa começa a prestar muita atenção no mundo, olha para os fatos, e se esquece do que diz a Palavra de Deus . A Bíblia diz que temos de olhar pra Jesus, o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2); e não pelo que a nossa vista vê, ou seja, não pelo que o nosso olho físico enxerga. Está escrito em (2 Coríntios 5:7) "... porque andamos por fé, e não por vista."
Mas, às vezes a pessoa deixa de olhar para o que diz a Escritura, e começa a olhar para o que o doutor diz, começa a olhar para os sintomas, começa a olhar para os fatos... Então ela começa a sofrer. É uma dor, uma doença, um problema no casamento, um problema na família, um filho viciado, uma filha que envergonha, é a necessidade que bate à porta, o desemprego, enfim... Tudo isso são coisas que, se a pessoa permitir que entre no seu coração, vão levá-la ao desespero. Coisas que podem fazer com que essa pessoa cometa loucuras, e podem até levá-la à morte. E por traz disso está um demônio; o espírito que governa esse mundo tenebroso.
Claro que não há como você não ficar triste com um filho ou uma filha que se perde, que se extravia por caminhos errados, claro que não há como a mulher não se entristecer com o marido que não respeita a aliança que foi feita, ou vice-versa, claro que não tem como a pessoa não se entristecer por saber que as contas estão vencendo, e ela não vai ter como pagar as dívidas, e muitas vezes falta o dinheiro até para o alimento básico... é claro que tudo isso entristece, aborrece, e quando o caso é de doença, então nem se fala... Mas se a pessoa deixar se abater pelos fatos, e se desesperar, ela acaba cometendo loucura.
O mal se levanta contra ela, e ela deixa Jerusalém. Jerusalém representa a cidade de Deus A pessoa abandona a comunhão com Deus para buscar um local de "banhos quentes"... Já ouviu aquela expressão "botar panos quentes"?
É isso que acontece... o tempo vai passando e a pessoa deixa de buscar a Deus, e começa a botar panos quentes, ela se conforma com um problema aqui, outro ali, ela diz, é a idade que vem chegando, isso é assim mesmo... e vai se conformando, vai permitindo que os problemas ganhem cada vez mais espaços em sua vida.
A pessoa quando não vive em comunhão com Deus, quando não tem o hábito de ler a Bíblia, quando ela não conhece as escrituras, ela até pode dizer que tem fé, mas vai ter fé no que? Ela não sabe, ela não conhece o Deus em quem ela diz ter fé. Ela não sabe o que foi que ele disse a respeito dela, então no que é que ela vai crer? Não vai! A religião dela ensinou que ela tem de ficar repetindo palavras decoradas, tem que acender velas, fazer uma porção de coisas, mas isso não vai ajudá-la em nada, porque não há nenhum poder nisso.
O poder para mudar a vida, a situação dessa pessoa está na palavra de Deus, naquilo que ele disse, naquilo que ele prometeu e naquilo que ele fez. Porque isso sim, é o que conta. Deus não tem compromisso algum com rituais religiosos, ele não se comprometeu atender pedidos feitos para o santo fulano ou para a senhora sei lá de onde. Deus só vai cumprir aquilo que Ele prometeu na sua Palavra. Aquilo que Ele disse a você quando você estava lendo a Bíblia ou ouvindo a pregação da Palavra. Aquilo que você entendeu, e sentiu no coração que aquela Palavra falou com você, isso é o que Deus fará na sua vida.
Mas o que acontece? Quando a pessoa não vive em comunhão com Deus, ainda que alguém lhes traga uma boa notícia como é o caso de quando alguém fala da palavra de Deus para você a pessoa não crê. A pessoa às vezes até ouve o que estamos falando, por educação, mas ela não crê de fato.
Isso aconteceu também com aqueles dois discípulos que iam pelo caminho de Emaús. Algumas das mulheres já haviam ido ao sepulcro de madrugada e viram que o corpo de Jesus já não estava lá, e elas tiveram também uma visão de anjos que diziam que Jesus havia ressuscitado... Então essas mulheres contaram isso aos discípulos, mas estes dois não acreditaram... Veja o que disseram: (22) Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro (23) e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo. (24) Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram. (Lucas 24:22-24)
Veja bem, além das mulheres, outros discípulos também confirmaram; mas aqueles dois apesar de ouvir da boca de varias testemunhas, não creram. E não creram por quê? Porque eles não conheciam as Escrituras. Eles não sabiam que já estava previsto que aconteceria deste modo. Por isso não creram...
Assim também muita gente não crê que Deus quer curar o câncer dela, que Deus quer fazer dela uma pessoa próspera, que Deus quer transformar o filho ou a filha, o marido ou a esposa, o neto, a sogra, enfim. Não crê que Deus fará tudo o quanto ele disse que fará, porque a pessoa não conhece as Escrituras. Não conhece o Deus em quem ela diz crer. Não sabe o que Ele já fez por ela, e o que Ele determinou para a vida dela.
Em (Jeremias 29:11) o Senhor diz: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, ou quais os planos tenho para vós diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, ou seja, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dor ou prejuízos planos para dar-vos esperança e um futuro melhor."
Mas, por não conhecer as Escrituras, a pessoa então deixa o diabo tirar dela a prosperidade, a saúde, a bênção na família, enfim, ela permite que o diabo tome dela o que Deus preparou para que ela gozasse e desfrutasse; e ela então perde tudo e se desespera, porque não sabe quais são os seus direitos
Aquelas mulheres falaram que estiveram no sepulcro e disseram que até viram os anjos que diziam que Jesus havia ressuscitado; então eles devem ter perguntado para elas: viram Jesus? Elas disseram: Não!, então eles não creram... E olha, eles estavam ali, lado a lado com Jesus, e por causa da sua incredulidade eles não podiam perceber que aquele homem que estava ao lado deles era o Senhor Jesus.
Eles só vieram a crer, quando Jesus lhes falou a respeito da Escritura. Diz assim (Lucas 24:25-32): (25) Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! (26) Porventura não era necessário que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? (27) E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (28) E Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem ia para mais longe. (29) Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. (30) Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lhos deu. (31) Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. (32) E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
Meu irmão, minha irmã, é simples perceber quando Deus fala conosco. Nós sentimos o nosso coração arder dentro de nós. É uma coisa inexplicável, uma sensação que nenhuma outra leitura pode lhe proporcionar. Quando você lê as Sagradas Escrituras, você sente a presença de Deus, você sabe que ele esta falando com você... Não tem como se confundir.
Aqueles discípulos sentiram isso quando Jesus falava com eles. E veja então o que eles fizeram: (33) E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, (34) os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. (35) Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão. (36) Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. (37) Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. (Lucas 24:33-37)
Que coisa incrível! Eita povo de coração duro. Eles sentiram o coração arder quando Jesus lhes falava no caminho, conheceram que era Jesus pelo partir do pão, tiveram testemunho de Simão Pedro que dizia que Jesus já lhe havia aparecido, e quando estão todos reunidos falando sobre esse mesmo assunto, Jesus lhes aparece e eles pensam estar vendo um fantasma? Que gente difícil!
Então Jesus falou para eles: (38) Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? E por que surgem dúvidas em vossos corações? (39) Olhai as minhas mãos e os meus pés... (Lucas 24:38-39)
Você que está ouvindo a pregação, que está enfrentando uma situação difícil, passando por uma luta tremenda, Jesus está dizendo pra você: Por que estais perturbados? Por que você esta abatido, preocupado, desesperançoso? E por quê surgem dúvidas no seu coração? Ele está dizendo: (39) Olhai as minhas mãos e os meus pés... Olhe meu irmão, olhe minha irmã, o sacrifício que Jesus fez por você naquela cruz. Ele ta dizendo: Você pensa que eu passei por aquilo tudo pra nada? O que eu fiz, foi por você, eu sofri no seu lugar pra que você não tivesse que sofrer! Eu tomei pra mim as suas enfermidades para que você fosse curado! Eu levei as tuas doenças, eu levei as tuas dores, paguei pelos seus pecados, sofri o castigo que era para você! E para quê eu fiz isso? Para que tudo o quanto você pedir ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
O Pai está lhe dizendo o mesmo. Ele diz: Eu mandei o meu filho para te substituir naquela cruz, coloquei sobre ele os teus pecados, vinguei nele a sua desobediência, vi ele morrer no seu lugar, e tudo isso porque eu te amo, e você ainda duvida de mim. Se eu fui capaz de lhe dar o meu próprio filho, como eu não seria capaz de lhe dar a cura, a prosperidade, a felicidade no lar, e na família, como eu não seria capaz de te dar qualquer outra coisa que você me pedisse? Por que é que você não acredita em mim?
Romanos 8:32 está escrito: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?"
Só não crê, só se desespera diante da situação adversa, aquela pessoa que deixa o diabo enganar ela dizendo que Deus não existe, ou que ele não está nem aí para o sofrimento dela... pessoas que deixam o diabo endurecer o coração delas para não crer na obra que Jesus realizou no calvário, e dessa forma não toma posse daquilo que lhe pertence.
Jesus chamou a atenção dos discípulos. Ele disse: (39) Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um fantasma ou um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho. (40) E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. (41) Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? (42) Então lhe deram um pedaço de peixe assado, (43) o qual ele tomou e comeu diante deles. (44) Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. (45) Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras... (Lucas 24:39-45)
Nós precisamos, quando formos ler a Bíblia, pedir ao Senhor que nos abra o entendimento. Sem a direção do Espírito Santo, nós ficamos perdidos. O Senhor Jesus disse que quando o Espírito Santo viesse, Ele nos ensinaria todas as coisas, Ele nos faria lembrar de todas as coisas que Ele nos tinha dito. Está escrito assim: "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito." (João 14:26)
Precisamos estar sempre em comunhão com Deus. Porque quando vier a luta, a dificuldade, o problema, então o Espírito Santo de Deus nos fará lembrar das coisas que nós lemos na Bíblia, ou que ouvimos durante uma pregação, e isso irá nos fortalecer. Por exemplo, Jesus disse: "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33)
E para que foi que ele venceu? Para garantir que nós tivéssemos a vitória. Para garantir que tudo o quanto pedirmos ao Pai em seu nome, o Pai nos conceda. Aliás, Ele próprio prometeu fazer isso por nós: ... e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. (João 14:13-15)
Então meu querido, minha querida, se você realmente ama a Deus, guarde os seus ensinamentos. Porque aquele que recebe a Palavra do Senhor no coração, e a guarda consigo para obedecer, esse será revestido do poder do alto. Jesus garantiu que Ele e o Pai viria fazer morada naquele que guardasse os seus mandamentos: ... Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. (João 14:23)
Está passando por algum problema? Não se desespere. Não se mova do seu lugar. Voltando ao que diz (Eclesiastes 10:4): "Quando se levantar-se contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar; porquanto a calma evita grandes erros.
Aconteça o que acontecer, não saia da Palavra de Deus. Não confesse com os seus lábios algo diferente do que diz a Bíblia. Não dê crédito e nem lugar ao diabo. A Bíblia diz: "Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)
O patrão diz: está despedido!, a mulher ou o marido decide abandonar o lar, o filho ou a filha resolve ir cuidar da própria vida, o doutor diz, esse caso é sério..., não se deixe abalar... resista ao diabo, resista ao desespero, resista à angústia, à tristeza, à mágoa; nunca saia da Palavra. Confesse que a Bíblia diz que em tudo você é mais que vencedor. Que se Deus é por você, quem será contra você. Fique firme. Fique na Palavra.
Para terminar, lembre do que está escrito no (Salmo 34:19): "Muitas são as aflições do justo, mas de o Senhor o livra de todas."
Diga Graças a Deus.
Gostou do Estudo?
Curta e compartilhe com seus amigos!
Este é um livro especial para todo aquele que deseja fortalecer sua FÉ e ser testemunha do poder de Deus operando milagres e grandes maravilhas, por meio da ORAÇÃO.
Se você está lutando e não está conseguindo alcançar uma fé sólida, ou não está recebendo respostas às suas orações, este livro lhe dará uma compreensão que pode mudar sua vida por completo.
Neste livro você encontrará os motivos que impedem Deus de responder suas súplicas, e as instruções que o Eterno aponta, através das Sagradas Escrituras, para aqueles que desejam colher os frutos da FÉ: uma vida saudável, feliz, e o mais importante, VIDA ETERNA.
Está escrito:
Se você quer aprender o que é a FÉ, como obtê-la, e como usá-la em suas orações, não deixe de ler este livro.
Clique aqui para comprar via Mercado-Livre |
Clique aqui para comprar via Amazon |