Davi declarou que Deus era a sua força, e ele diz que cantava louvores ao Senhor porque Deus era quem o defendia. Ele escreveu dizendo: "A ti, ó fortaleza minha, cantarei louvores; porque Deus é a minha defesa, é o Deus da minha misericórdia." (Salmos 59:17). E quase sempre nós nos esquecemos disso: De que Deus é a nossa defesa! De que Ele é o Deus da nossa misericórdia. Às vezes nós lemos a Bíblia querendo uma palavra para alimentar o nosso espírito, para preencher um vazio dentro de nós, mas se antes de ler a pessoa não orar e não pedir a Deus que fale ao seu coração, ela vai ler e vai ficar somente naquele entendimento natural. Mas quando você medita na Palavra, sem pressa, e deixa o Espírito Santo falar, então sim, você descobre que em cada versículo há um tesouro a ser explorado. Esse entendimento que Davi tinha da Palavra, é o que nós devemos buscar, e o Senhor certamente quer nos dar também esse conhecimento. Sem a revelação da Palavra de Deus nós vivemos tropeçando, e não conseguimos nada na vida.
Deus sempre faz mais do que pedimos ou pensamos. Por isso, você que tem se dedicado em ouvir a pregação da Palavra, pode ter certeza que Ele tem algo especial pra você. Não importa se os seus problemas são muitos, se os seus inimigos são fortes, agindo Deus, quem impedirá? O nosso Deus é poderoso, e para Ele tanto faz ajudar o grande ou o pequeno, o rico ou o pobre, que tem muita força ou o que não tem força nenhuma. Para Deus, nenhum problema é demasiadamente difícil, e não há coisa que Ele não saiba ou não possa fazer. A sua necessidade pode ser pequena, ou pode ser grande... você pode ter um ou um milhão de problemas... o Senhor nosso Deus não é um Deus limitado, e Ele não precisa de tempo para resolver a sua situação. Ele pode solucionar todos os teus problemas de uma só vez... tudo vai depender da sua fé, e da sua atitude diante dEle. Hoje nós vamos estudar sobre Josafá, filho do rei Asa, que assumiu o trono em lugar do seu pai; e que foi um sujeito inteligente. Ele quando se viu cercado pelos inimigos, tomou uma atitude sábia. Invocou ao Senhor, e fez uma oração que tocou o coração de Deus.
Eu quero chamar a sua atenção no vídeo de hoje para a imensa burrice cometida por um rei de Judá, chamado Asa. Pois Deus só está presente na vida daquela pessoa que o busca. Enquanto nós estivermos em comunhão com Ele, lendo a bíblia, orando, invocando o Seu Nome e o Seu poder sobre nós, procurando fazer aquilo que lhe é agradável, Ele estará do nosso lado nos protegendo e nos dando a vitória. Porém, a partir do momento que eu achar que já sei tudo, que já conheço a Bíblia de capa a capa, que não preciso mais ler, não preciso mais meditar na Palavra, não preciso mais ouvir a pregação, não preciso mais buscar a plenitude do Espírito Santo, Ele não vai mais estar comigo... não adianta eu achar que na hora que acontecer algo, é só eu orar em Nome de Jesus e expulsar o mal, porque se Deus não for comigo, eu não sou capaz de espantar nem um mosquito. Jesus foi claro quando falou: "Sem mim nada podeis fazer." E muitos hoje estão caindo no mesmo erro do rei Asa.
Às vezes acontece coisas conosco que nós não gostaríamos que acontecesse; e nós às vezes ficamos até revoltados, e perguntamos: Por que Deus permitiu que isso acontecesse? E a pessoa fica se questionando, e não se conforma muitas vezes... Mas saiba de uma coisa: Se algo mal aconteceu, é porque a pessoa não está bem com Deus. Porque quando nós estamos bem com Deus, quando estamos vivendo em comunhão, estamos lendo sempre lendo a Bíblia, meditando na Palavra, andando conforme o Senhor gostaria que andássemos, só nos acontece coisas boas. Porque de acordo com as Sagradas Escrituras, (Romanos 8:28), todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. No entanto, o que acontece é que muitos não amam a Deus. Apenas dizem da boca pra fora. Porque quem não respeita o que a Bíblia diz e não vive conforme a Santa Palavra ensina, este não crê de verdade, e não ama a Deus. Aquele que é idólatra, imoral, que vive fazendo perversidades, e que não respeita o seu semelhante, esta pessoa não ama a Deus.
Eu tenho uma coisa importante pra ensinar pra você, e seria bom se você parasse tudo o que está fazendo e se esforçasse para prestar atenção no que eu vou falar hoje, porque às vezes nós somos ameaçados por uma dor, uma chateação, um aborrecimento, e nós muitas vezes nem damos conta de que tudo isso é uma afronta que o inimigo está nos fazendo. A gente não presta atenção, não atenta para o fato de que essas coisas que nos acontecem são tramas diabólicas, coisas planejadas no inferno para nos desestabilizar. Ficamos calados, e muitas vezes aceitamos como se fossem coisas naturais, mas não é. Nós temos um inimigo espiritual que não quer de modo algum nos ver bem. Ele tenta, de todas as formas, fazer com que o Senhor Deus se entristeça conosco. Por este motivo ele nos ataca com os mais diversos tipos de problemas, tudo com um único objetivo: Nos fazer pecar, para ter como nos acusar diante de Deus. O nosso inimigo sabe que o Tribunal Divino não aceita causa injusta, e que o Justo Juiz não aceita suborno. O que significa isso? Significa que aquele que não pecou, não pode ser julgado. Por este motivo, somos a todo instante tentados a cometer algum tipo de delito. O diabo, nosso adversário, faz de tudo para que venhamos a desobedecer a Deus em algum mandamento, estatuto ou preceito, para que desta forma ele tenha algo de que possa nos acusar. Mas nós temos um advogado, um Advogado Fiel, que pleiteia a nossa causa no Tribunal Divino, e é sobre isso que quero estudar com você hoje!