Estude a bíblia conosco todos os dias, GRATUITAMENTE!

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: www.EntendaABiblia.com/youtube
Curta no Facebook: www.facebook.com/EntendaABibliaPontoCom

Você está visualizando a página 5 de 58

Os três emissários do inferno: DÚVIDA, RECEIO, MEDO

Quando o rei Asa deixou o orgulho e a vã ilusão da prosperidade tomarem conta do seu coração, veio o receio de que um dia alguém pudesse querer tomar o seu reinado. Ele então, com medo de que isso pudesse acontecer, decidiu edificar muros e torres, colocar portas e trancas nas cidades. Além disso se armou, preparou um exército para lhe proteger. Com isso, ele desviou de si e do seu povo a proteção do Senhor. Ele se deixou dominar pelo espírito do medo, e considerou que ele mesmo deveria se proteger contra um inimigo que ainda não existia. — Ele dizia consigo: "vamos fazer isso enquanto a terra ainda está em paz." — Que tolo ele foi. O Deus que lhe havia dado paz todos aqueles anos, não era mais eficiente para lhe manter a paz? Tamanha tolice fez com que o diabo trouxesse contra ele um inimigo muito mais forte que ele para o derrotar. Se o rei Asa não se arrependesse na hora certa, e não clamasse ao Senhor, teria sido massacrado pelos inimigos.

Seja bendito do Senhor

Deus é maravilhoso. Ele não só tem prazer em nos ver bem, como Ele quer sempre nos dar o melhor. Ele prometeu fazer do seu povo, o povo mais abençoado da face da terra. Diz assim: "Bendito serás mais do que todos os povos..." (Deuteronômio 7:14). A única coisa que os filhos de Israel precisavam fazer era obedecer a Palavra do Senhor. O erro de muitos é não procurar entender o que a Palavra de Deus diz a seu respeito. O Senhor sempre nos instrui sobre o que devemos e o que não devemos fazer. Sábia é a pessoa que obedece aos mandamentos. Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14:21). E o Senhor afirmou: "porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados." (1 Samuel 2:30). Então, não deixe de ler a Bíblia. Ouça a pregação. Honre, respeite a Palavra de Deus, porque ela é a Verdade, e em obedecê-la  está a sua bênção!

Por que confiar em Deus?

Quando damos ouvidos à Palavra de Deus e permitimos que o Senhor nos ensine através do Espírito Santo, as coisas acontecem naturalmente na nossa vida. Nós conseguimos enxergar as oportunidades que surgem diante de nós. Mas quando nós fechamos os nossos ouvidos para o que Deus diz, as portas se fecham, e isso acontece em todos os setores da vida. Quando as coisas não andam bem, nós precisamos parar para fazer um exame na maneira como estamos vivendo. Se as coisas não estão dando certo pra você, se você sente que os teus caminhos estão fechados, a prosperidade não chega, a saúde não vai bem, então é preciso ver onde é que está a brecha... por onde é que o mal tem entrado na sua vida. Precisamos nos examinar, se estamos obedecendo de verdade aquilo que Deus tem nos falado, ou se somos só mais um religioso, que vai na igreja aos domingos, mas que não dá a mínima importância para aquilo que o Senhor fala ao nosso coração.

Como se libertar das forças do mal

É sempre bom meditarmos naquilo que a Palavra nos revela, porque são as Palavras do nosso Mestre que nos torna vencedores; pessoas fortes e vitoriosas neste mundo e no mundo espiritual. Em Lucas 11:21-22 Jesus disse: "Quando o valente guarda armado a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos." — A que valente o Senhor Jesus estava se referindo? Ele estava falando do diabo, que quando consegue entrar na vida de uma pessoa, ele constrói ali uma espécie de fortaleza. Ele se arma com todo tipo de engano e imundícia que existe para fazer da pessoa uma pessoa detestável, por meio de palavras, atos e pensamentos impuros. É dessa forma que ele se apossa e mantém cativo o que temos de mais precioso: O espírito, o corpo e a alma. Para libertar essa pessoa, é preciso desarmar esse valente. Temos de destruir a fortaleza que ele construiu. Como assim? O inimigo vem, e muitas vezes ele não vem sozinho, ele trás consigo os seus capangas, e começa a controlar os pensamentos do individuo, mexe com os sentimentos da pessoa, de forma a procurar blindar ela contra a Palavra de Deus. A pessoa se torna insensível. O diabo usa de todos os meios para não deixar a pessoa abrir o coração para ouvir a Palavra. De todos os modos ele tenta desviar o interesse da pessoa, e quando não, ele faz até com que a pessoa se torne violenta e avessa à Palavra. Ele está guardando "a sua" propriedade. Ele se armou, ou melhor, armou a pessoa contra a Palavra de Deus, porque ele sabe que se a pessoa abrir o coração, e começar a ouvir a pregação da Palavra, ela vai crer... a fé virá, e uma pessoa de fé é uma ameaça pro inferno.

O cego que enxergava longe

Hoje eu quero comentar mais um pouquinho a respeito daquele cego de Jericó do qual nos fala o evangelho de Marcos. Eu já preguei sobre essa passagem em outra ocasião, mas hoje eu tenho uma revelação nova. Se nós observarmos direitinho, vamos ver que esse sujeito que a Bíblia diz que era cego, ele enxergava mais que muita gente hoje. Não fisicamente, mas ele tinha uma visãããão, um entendimennnnnto, que muitas pessoas não têm. A limitação física dele, fazia com que ele vivesse mendigando... Mas no momento em que ele ouviu dizer que Jesus estava passando por ali, o coração dele se iluminou, ele se encheu de esperanças e fez o que muita gente não tem coragem de fazer. E o que foi que ele fez?

Ouça a Deus e Ele te ouvirá

Nós precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Como é que o Senhor fala conosco? Pela pregação da Palavra. — Você não vai ouvir nenhuma voz dizendo: "Escuta fulano, eu sou Deus... estou mandando você fazer isso...”, não! — Deus fala no nosso coração, e nós sentimos a sua voz quando estamos lendo a Bíblia ou ouvindo a pregação, quando nós entendemos qual é a sua vontade. E quando isso acontece, e nós damos atenção a Ele, então mesmo que a nossa vida esteja na maior bagunça, tudo começa a entrar nos eixos. Nunca duvide disso. Você sabe quando Deus fala. Você vai sentir no coração: “essa Palavra é para mim”, então segura essa Palavra. Ela é um caminho que Deus lhe abriu, de sucesso, de vitória, e ao mesmo tempo ela tem toda a habilidade para consertar tudo na sua vida, ainda que você esteja completamente desmontado, derrotado, vencido, em pouco tempo você será uma benção. Ouça a Deus e ele te ouvirá!

Você está visualizando a página 5 de 58