A pessoa que não vive a Palavra de Deus, que não tem o Espírito de Deus dentro dela, essa pessoa é uma enganadora no mundo espiritual. Ela não consegue livrar ninguém, e nem ela mesma está salva. Ela faz mal a si própria...
O verdadeiro servo de Deus ouve a Palavra e obedece. Independente da situação, ele escolhe manter-se na direção dada pelo Senhor e é agraciado por Ele.
De uma coisa você pode ter certeza: Se há um setor da sua vida
Às vezes nós estamos quase 100%, mas tem uma coisinha que não vai bem... algo que a gente sabe no fundo da nossa alma que aquilo está errado... mas nós gostamos daquela coisinha errada, nós não estamos dando importância ao que a Bíblia diz, não estamos dando a importância devida à Palavra de Deus.
Provérbios 14:25 tem uma mensagem importante que eu gostaria de transmitir a você e que vai lhe ajudar bastante. Diz assim: "A testemunha verdadeira livra as almas..." A palavra de Deus tem esse poder.
Nós fomos constituídos por Jesus como testemunhas daquilo que ele veio fazer e fez. Está escrito em Atos 1:8 "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas..."
Então, preste atenção: Jesus é Deus com o Pai, mas ele deixou a sua Glória, e veio a este mundo para se oferecer em resgate das nossas almas e nos livrar da condenação eterna. Onde é que está escrito isso?
João 1:1-3 diz: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
E no versículo 14 diz: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós."
Isso aconteceu para se cumprir o plano da salvação, porque senão, até hoje nós teríamos que estar sacrificando animais... cada vez que cometêssemos um pecado, teríamos que sacrificar um animal pelo nosso pecado... E Deus não se agradava disso... Está escrito em Hebreus 10:5-7 "Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; Deus preparou um corpo humano, para a sua Palavra, que é Jesus, porque ele não tinha prazer nos sacrifícios não te deleitaste em holocaustos e oblações pelo pecado. Então eu disse: Eis-me aqui para fazer, ó Deus, a tua vontade. (No principio do rolo está escrito de mim).
Jesus veio para fazer a vontade do Pai. Ele disse: Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: Que eu não perca nenhum, de todos aqueles que ele me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:38-40)
Alguém pode dizer: "Mas como é que eu vou ver o Filho de Deus? Como é que eu posso ver Jesus hoje para que eu creia nele e receba a vida eterna? Ele disse: "todo aquele que vê o Filho e crê nele terá a vida eterna" mas como é que eu posso vê-lo?
Você não vai vê-lo na forma humana, porque ele já não está mais entre nós em forma humana. Nós vemos Jesus quando lemos a Bíblia ou ouvimos a pregação da Palavra, porque Jesus é a Palavra de Deus, o verbo, que se fez carne, como está escrito em João 1:1. Então, quando eu leio e dou ouvidos à Palavra de Deus, eu estou vendo Jesus, e se eu ver, ou melhor, ouvir a Palavra e crer nela, eu terei a vida eterna.
Deus não quer que ninguém se perca, e eu e você também não deveríamos desejar que ninguém fosse para o tormento eterno. Claro que há pessoas que estão fora do nosso alcance, mas, aqueles que estão dentro do nosso convívio, a estes nós devemos testemunhar da Palavra de Deus. Nós devemos sempre orar, pedindo a Deus que nos dê uma oportunidade para levar a mensagem para um parente, um vizinho, um amigo, uma pessoa conhecida, enfim, temos de fazer a nossa parte, principalmente dentro da nossa casa, entre os nossos familiares.
Nós fomos feitos testemunhas de Cristo para livrar almas da perdição. Diz aqui em Provérbios 14:25, que estamos estudando: "A testemunha verdadeira livra as almas..." Mas nós só vamos conseguir isso, se formos uma testemunha verdadeira. E nós mostramos isso não só com o nosso comportamento, mas principalmente vivendo
Mas aquela pessoa que não vive a palavra, ela não tem o Espírito de Deus morando nela. Então, ela é uma testemunha falsa. Quando surge um problema, ao invés de confessar a Palavra de Deus, ela age como uma pessoa incrédula, fala e se comporta como as pessoas que não conhecem a Deus.
A segunda parte desse provérbio que estamos lendo diz: "... mas o que fala mentiras é enganador." (Provérbios 14:25)
A pessoa que não vive a Palavra de Deus, que não tem o Espírito de Deus dentro dela, essa pessoa é uma enganadora no mundo espiritual. Ela não consegue livrar ninguém, e nem ela mesma está salva. Ela faz mal a si própria... Diante de qualquer problema ela teme e treme, porque se deixa espantar pela poeira que o diabo levanta. Ela se aterroriza com o quadro que o diabo pinta diante dela... Vêm as lutas, vêm as dificuldades, vêm os problemas, e ao invés dessa pessoa se firmar naquilo que diz a palavra de Deus, e mandar o mal embora da sua vida, ela se deixa abater, se desespera, e acaba sendo derrotada. Essa pessoa não tem capacidade para ajudar ninguém a se livrar da perdição, e nem ela própria está livre. E eu vou te dizer uma coisa: se a vida dela aqui está ruim, imagine como vai ser na eternidade... que Deus tenha misericórdia...
Procure ser a pessoa que Deus quer que você seja. Busque conhecer cada vez mais a Palavra de Deus. Creia nela, creia em Jesus, e você será uma pessoa abençoada. Se esforce para ser uma testemunha fiel, e quando vier a dificuldade, o problema, seja ele qual for, não tenha medo. Fique firme porque Deus não mentiu no passado, não mente hoje, e não mentirá nunca. Aquilo que a Bíblia declara é verdadeiro, e vai se cumprir na sua vida se você não se deixar levar pelo medo.
Faça como Davi. Ele disse: "No dia em que eu temer, hei de confiar
Deus te abençoe!