"Os insensatos, por causa da sua transgressão, e por causa das suas iniqüidades, são afligidos." (Salmos 107:17)
Naturalmente possuímos um sistema de autodefesa muito capacitado a eliminar por si só, diversos tipos de micróbios que causam mal ao nosso corpo, mas se a pessoa não tiver boa alimentação, boa higiene, não praticar exercícios regularmente, e não tiver as condições mínimas para uma vida saudável, certamente o organismo ficará debilitado e não terá força suficiente para combater o micro-organismo responsável por causar a doença.
Graças a Deus a nossa medicina avançou muito nas últimas décadas, e contamos com muitos recursos externos para derrotar e eliminar diversos vírus e bactérias, e restaurar a saúde do corpo. Também existe uma série de vitaminas e fortificantes que podem ajudar ao organismo se recuperar mais rapidamente. Mas, toda doença ou enfermidade, seja ela qual for, possui uma origem espiritual.
Não estou dizendo que os vírus ou bactérias sejam espíritos malignos; na verdade não são. Todos estes micro-organismos que existem foram criados por Deus, e cada qual tem a sua função; algumas até destrutivas, mas isso para manter o equilíbrio do nosso eco-sistema. Ao criar o ser humano, Deus o fez perfeito, e deu capacidade ao seu corpo de se auto defender destes micróbios nocivos; E mais, Deus deu ao homem a autoridade para "dominar" sobre todos estes seres. Disse Deus: "Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança. Dominem eles sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais e todas as feras da terra, e sobre todos os pequenos seres viventes que se movem rente ao chão! (Gênesis 1:26)
O que aconteceu foi que, quando o homem pecou, ele perdeu essa autoridade para o diabo (este roubou do homem a autoridade que Deus lhe havia dado para dominar sobre toda a criação - Leia Gênesis 3:1-19). E, tão logo assumiu o poder de dominar sobre estes seres microscópicos, o diabo passou a usá-los contra o homem, a fim de destruí-lo da face da terra. Desta forma, os micróbios que foram criados para manter o equilíbrio do nosso eco-sistema, passaram a atacar e invadir os nossos corpos, causando doenças e enfermidades.
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens..." (Romanos 5:12)
Não são os micróbios (vírus ou bactérias) espíritos maus, mas, que são os demônios que comandam estes na destruição do corpo humano, disso temos certeza. Caso não fosse assim, como se explicariam os fatos narrados no Evangelho segundo Mateus, capítulo 8, versos
"Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra."
Observe que quando Jesus tocou naquele homem, afirmando que queria curá-lo, e deu a ordem: "Sê limpo!"; na mesma hora o vírus da lepra saiu daquele corpo. Havia ali, um espírito no controle daquele vírus, o qual diante da ordem de Jesus foi obrigado a se retirar.
"Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele o comandante do exército romano, um centurião que lhe rogava, dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado. Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e lhe darei saúde. O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé. (...) Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e te seja feito assim como creste. E naquela mesma hora o seu criado sarou."
Veja que o evangelista diz: "Naquela mesma hora o criado sarou". Jesus nem estava na casa do doente quando disse ao centurião: "Seja feito conforme a vossa fé". Mas, o espírito de doença que estava no homem, pôde ouvir a ordem de Jesus. E saiu daquele homem no mesmo instante.
Mais tarde, "tendo Jesus entrado na casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e com febre. E tocou-lhe a mão, repreendeu a febre, e a febre a deixou; então ela se levantou, e o servia."
Atente para o que você está lendo! Diz a Escritura que Jesus "deu uma bronca" na febre, repreendendo-a, e esta fugiu do corpo da sogra de Pedro no mesmo instante. Ora, como poderia a febre ouvir a bronca de Jesus, e fugir dali? Certamente havia ali um espírito causando aquele mal.
"No final da tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele com a sua palavra expulsou os espíritos, e curou todos os enfermos" (Mateus 8:1-16)
Diante do que vimos, podemos entender que:
Primeiro: Por trás de toda a doença ou enfermidade há um espírito, maligno, cujo objetivo é causar a dor e o sofrimento.
Segundo: Não é da vontade de Deus que o ser humano fique doente
Terceiro: O pecado, isso é, a desobediência à Palavra de Deus faz com que fiquemos expostos à ação dos espíritos malignos.
Quarto: "O ladrão (o diabo), não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; EU (Jesus) vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10:10)
Vida com abundância abrange uma vida saudável e próspera em todos os sentidos, inclusive no corpo. Na próxima nota vamos estudar mais sobre este assunto. Amanhã escreverei sobre "CURA DIVINA"