"O pai do justo vai saltar de júbilo; quem tem a felicidade de gerar uma pessoa sábia muito se alegrará com ela." (Provérbios 23:24)
A Bíblia recomenda que disciplinemos os nossos filhos, para que eles se tornem pessoas sábias no futuro; e deste modo sejam úteis à sociedade e nos tragam grande alegria. Se assim o fizermos, eles nos serão motivos de orgulho.
Muitos jovens saem de casa para constituir família, mas voltam a morar com os pais por causa das dificuldades da vida. Em alguns casos, isso acontece porque esses jovens nunca aprenderam a administrar o dinheiro, a cuidar de uma casa ou a cumprir com suas responsabilidades.
Uma pessoa responsável é alguém de confiança. Ela é eficiente e cumpre suas obrigações no prazo. Até crianças bem pequenas podem aprender a serem responsáveis.
A criança desenvolve a capacidade de cooperar por volta de 1 ano e 3 meses e, quando atinge 1 ano e meio, ela começa a querer participar nas atividades das pessoas ao seu redor.
Em muitas culturas, as crianças entre 5 e 7 anos são ensinadas a fazer tarefas domésticas e, mesmo sendo bem pequenas, elas conseguem ajudar muito bem em várias tarefas. Melhor treinar seu filho agora para as responsabilidades da idade adulta, afinal você não vai querer que o garoto dependa de você até chegar a essa idade.
Crianças pequenas gostam muito de fazer coisas com os pais. Você pode aproveitar essa disposição e dar algumas tarefas para seu filho.
Alguns pais não querem dar tarefas aos filhos porque acham que eles já têm muita lição de casa para fazer. Mas a criança que ajuda nas tarefas da casa tem mais chances de se sair bem na escola. Isso acontece porque as tarefas domésticas ensinam as crianças a assumirem responsabilidades e cumpri-las.
Além disso, quando ignoramos a vontade da criança em cooperar, passamos para ela a idéia de que ajudar outros não é importante... Ela também começa a achar que os outros têm a obrigação de fazer coisas por ela.
É preciso também atribuir tarefas domésticas às crianças, pois assim elas aprenderão a ajudar outras pessoas e a não serem egoístas. Elas também entenderão que cumprir suas obrigações é importante para a família.
Não se esqueça que é preciso doutrinar a criança na Palavra do Senhor, pois:
"O temor do SENHOR conduz à Vida; quem ama sinceramente a Deus viverá em paz e segurança!"
(Provérbios 19:23)
Ensine também o seu filho a assumir a responsabilidade pelas coisas que faz. Quando seu filho fizer algo errado por exemplo, se ele quebrar um objeto de alguém não tente encobrir o erro dele. A criança é capaz de assumir as conseqüências do que faz nesse caso, ela pode pedir desculpas, e até compensar a pessoa pelo prejuízo que causou.
Assumir a responsabilidade pelos próprios erros vai ajudar seu filho a falar a verdade, a não colocar a culpa nos outros, a não inventar desculpas, e a pedir desculpas sinceras sempre que necessário.
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer ela não se desviará dele."
(Provérbios 22:6)
Crianças que aprendem a serem responsáveis vão se tornar adultos felizes e independentes:
"O que adquire a sabedoria é amigo de si mesmo; o que guarda o entendimento prosperará."
(Provérbios 19:8)