Estude a bíblia conosco todos os dias, GRATUITAMENTE!

Imagem ilustrativa - Busque a Deus em qualquer situação

Busque a Deus em qualquer situação

"Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele" (2 Crônicas 16:9)

  

A bíblia relata no segundo livro de Crônicas, capítulos 14 a 16, que Asa foi rei de Judá entre os anos de 911 a meados de 871 a.C. e fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus; pois removeu os altares estranhos, e os altos, quebrou as colunas, cortou os aserins, e mandou a Judá que buscasse ao Senhor, Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento. Também removeu de todas as cidades de Judá os altos e os altares de incenso; e sob o seu domínio, o reino esteve em paz.

 

Quando Zerá, o etíope, saiu contra eles, com um exército de um milhão de homens, e trezentos carros; Asa tinha apenas 300 mil soldados que traziam lança e duzentos e oitenta mil que traziam escudos. Entretanto, Asa clamou ao Senhor seu Deus, dizendo: "Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força. Acuda-nos, pois, o Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem."  E o Senhor desbaratou os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram. Asa e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar; e caíram tantos dos etíopes que já não havia neles resistência alguma; porque foram quebrantados diante do Senhor, e diante do seu exército. Os homens de Judá levaram dali mui grande despojo. Feriram todas as cidades nos arredores de Gerar, porque veio sobre elas o terror da parte do Senhor; e saquearam todas as cidades, pois havia nelas muito despojo. Também feriram as malhadas do gado, e levaram ovelhas em abundância, e camelos, e voltaram para Jerusalém.

 

No trigésimo sexto ano do seu reinado, o rei de Israel Baasa veio contra Judá para tomá-la.

Ao ver-se ameaçado, o rei Asa pegou a prata e o ouro que possuía e os enviou a Ben-Hadade, rei da Síria, que morava em Damasco, com a seguinte mensagem: “Há um acordo entre nós, e entre o meu pai e o seu pai. Estou lhe enviando prata e ouro. Desfaça o seu pacto com Baasa, rei de Israel, para que ele se retire do meu território.” E Ben-Hadade escutou o rei Asa e enviou os chefes dos seus exércitos contra as cidades de Israel, e assim que Baasa soube disso voltou para Israel.

 

Mas, naquele mesmo tempo veio Hanâni, o vidente, ter com Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porque confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor teu Deus, o exército do rei da Síria escapou da tua mão. Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no Senhor, ele os entregou nas mãos. Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto procedeste loucamente, pois desde agora haverá guerras contra ti. Então Asa se indignou contra o vidente e mandou que fosse preso na casa do tronco.

 

Três anos depois Asa caiu "doente dos pés" e a sua enfermidade era mui grave, mas ao invés de buscar ao Senhor, preferiu procurar os médicos de sua confiança. Dois anos depois Asa morreu.

 

Observe que:

1º) Quando Asa tirou de diante da face do Senhor o que era mal, proibindo a idolatria e levando o povo a buscar a face do Todo-Poderoso, fez com que o povo vivesse em paz por dez anos.

2º) Quando Zerá, o etíope, veio contra ele com um milhão de soldados, ele orou ao Senhor e Deus lhe deu o livramento; ainda que o exército do inimigo fosse muito mais forte e mais numeroso.
 

3º) Quando teve medo do inimigo, (isso aconteceu quando foi atacado pelo rei de Israel, Baasa),  Asa não buscou a Deus, mas foi pedir ajuda ao rei da Síria.

4º) Quando Deus mandou Hanâni, o vidente, lhe advertir do seu erro, ele não só não quis dar ouvidos à repreensão de Deus como também se indignou contra o vidente, e o mandou prender.

5º) Quando ficou doente, mais uma vez deixou de buscar a Deus, tendo preferido recorrer aos médicos de sua confiança.

Conclusão:  Acabou morrendo com a sua doença!

 

O que fica de lição para nós?

1º) Devemos deixar de praticar os atos que não agradam ao Senhor. É preciso fugir da idolatria, da avareza, da maledicência, deixar de falar mentira, e guardar-se puro, repugnando até a roupa contaminada pela carne, conforme Judas 1:23

 

2º) Não deixar de buscar ao Todo-Poderoso. Seja em que situação for, busque sempre a Deus, "porque o nosso Deus é o Deus da salvação, e a Ele pertence o livramento da morte" (Salmos 68:20)

3º) Jamais devemos ter medo do inimigo, porque Ele disse: "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. " (Isaías 41:10)



Página inicial
Todos os estudos
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: www.EntendaABiblia.com/youtube Curta no Facebook: www.facebook.com/EntendaABibliaPontoCom