"Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele" (2 Crônicas 16:9)
A bíblia relata no segundo livro de Crônicas, capítulos
Quando Zerá, o etíope, saiu contra eles, com um exército de um milhão de homens, e trezentos carros; Asa tinha apenas 300 mil soldados que traziam lança e duzentos e oitenta mil que traziam escudos. Entretanto, Asa clamou ao Senhor seu Deus, dizendo: "Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força. Acuda-nos, pois, o Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem." E o Senhor desbaratou os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram. Asa e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar; e caíram tantos dos etíopes que já não havia neles resistência alguma; porque foram quebrantados diante do Senhor, e diante do seu exército. Os homens de Judá levaram dali mui grande despojo. Feriram todas as cidades nos arredores de Gerar, porque veio sobre elas o terror da parte do Senhor; e saquearam todas as cidades, pois havia nelas muito despojo. Também feriram as malhadas do gado, e levaram ovelhas em abundância, e camelos, e voltaram para Jerusalém.
No trigésimo sexto ano do seu reinado, o rei de Israel Baasa veio contra Judá para tomá-la.
Ao ver-se ameaçado, o rei Asa pegou a prata e o ouro que possuía e os enviou a Ben-Hadade, rei da Síria, que morava em Damasco, com a seguinte mensagem: Há um acordo entre nós, e entre o meu pai e o seu pai. Estou lhe enviando prata e ouro. Desfaça o seu pacto com Baasa, rei de Israel, para que ele se retire do meu território. E Ben-Hadade escutou o rei Asa e enviou os chefes dos seus exércitos contra as cidades de Israel, e assim que Baasa soube disso voltou para Israel.
Mas, naquele mesmo tempo veio Hanâni, o vidente, ter com Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porque confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor teu Deus, o exército do rei da Síria escapou da tua mão. Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no Senhor, ele os entregou nas mãos. Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto procedeste loucamente, pois desde agora haverá guerras contra ti. Então Asa se indignou contra o vidente e mandou que fosse preso na casa do tronco.
Três anos depois Asa caiu "doente dos pés" e a sua enfermidade era mui grave, mas ao invés de buscar ao Senhor, preferiu procurar os médicos de sua confiança. Dois anos depois Asa morreu.
Observe que:
1º) Quando Asa tirou de diante da face do Senhor o que era mal, proibindo a idolatria e levando o povo a buscar a face do Todo-Poderoso, fez com que o povo vivesse em paz por dez anos.
2º) Quando Zerá, o etíope, veio contra ele com um milhão de soldados, ele orou ao Senhor e Deus lhe deu o livramento; ainda que o exército do inimigo fosse muito mais forte e mais numeroso.
3º) Quando teve medo do inimigo, (isso aconteceu quando foi atacado pelo rei de Israel, Baasa), Asa não buscou a Deus, mas foi pedir ajuda ao rei da Síria.
4º) Quando Deus mandou Hanâni, o vidente, lhe advertir do seu erro, ele não só não quis dar ouvidos à repreensão de Deus como também se indignou contra o vidente, e o mandou prender.
5º) Quando ficou doente, mais uma vez deixou de buscar a Deus, tendo preferido recorrer aos médicos de sua confiança.
Conclusão: Acabou morrendo com a sua doença!
O que fica de lição para nós?
1º) Devemos deixar de praticar os atos que não agradam ao Senhor. É preciso fugir da idolatria, da avareza, da maledicência, deixar de falar mentira, e guardar-se puro, repugnando até a roupa contaminada pela carne, conforme Judas 1:23
2º) Não deixar de buscar ao Todo-Poderoso. Seja em que situação for, busque sempre a Deus, "porque o nosso Deus é o Deus da salvação, e a Ele pertence o livramento da morte" (Salmos 68:20)
3º) Jamais devemos ter medo do inimigo, porque Ele disse: "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. " (Isaías 41:10)
Gostou do Estudo?
Curta e compartilhe com seus amigos!
Este é um livro especial para todo aquele que deseja fortalecer sua FÉ e ser testemunha do poder de Deus operando milagres e grandes maravilhas, por meio da ORAÇÃO.
Se você está lutando e não está conseguindo alcançar uma fé sólida, ou não está recebendo respostas às suas orações, este livro lhe dará uma compreensão que pode mudar sua vida por completo.
Neste livro você encontrará os motivos que impedem Deus de responder suas súplicas, e as instruções que o Eterno aponta, através das Sagradas Escrituras, para aqueles que desejam colher os frutos da FÉ: uma vida saudável, feliz, e o mais importante, VIDA ETERNA.
Está escrito:
Se você quer aprender o que é a FÉ, como obtê-la, e como usá-la em suas orações, não deixe de ler este livro.
Clique aqui para comprar via Mercado-Livre |
Clique aqui para comprar via Amazon |