Tem uma palavra importante no livro de Cantares de Salomão 2:15 que diz assim: Apanhai-me as raposas, sim, as raposinhas, que fazem mal às vinhas porque as nossas vinhas estão em flor.
Muitos já conhecem esse versículo de cor e salteado, mas eu quero chamar a sua atenção para algo de extrema importância: Não são as grandes coisas que nos fazem cair diante de Deus; mas sim aquelas coisas que nós pensamos que não tem importância, aquilo que nós achamos que não vai nos fazer mal. Às vezes um pensamento impuro, um comentário malicioso, uma inspiração diabólica, que a gente nem percebe, aquilo vai nos afastar da presença de Deus. São essas coisas que faz com que muitos cristãos tropecem, e tem gente de Deus tropeçando e caindo na fé, por darem ouvidos a espíritos enganadores.
Quando nós ouvimos o evangelho, e abrimos o nosso coração para Deus, o Espírito de Deus começa a fazer uma obra de limpeza em nós, e deixa a nossa "vinha" quer dizer, o nosso coração adornado com flores, dons espirituais, e quando o diabo vê que estamos saindo de debaixo do seu jugo, ele então tenta invadir novamente os nossos pensamentos, o nosso coração, com pequenas coisas, do mesmo modo como os filhotes de raposas, atacam as parreiras de uvas, mastigando e quebrando os ramos que sustentam a parreira. Coisas que nós julgamos sem importância alguma, aquelas coisinhas que a gente nem acha que é pecado, aquilo que consideramos normal, que todo mundo faz... São essas coisinhas, essas raposinhas que causam um mal enorme na nossa vida.
Neste mundo todos nós estamos de passagem. Ninguém vai ficar aqui para sempre; mas a nossa vida não acaba aqui. A nossa jornada aqui é uma preparação. Vai chegar o dia em que vamos receber das mãos do Senhor a coroa da vida. Deus tem uma coroa para cada um de nós, mas infelizmente nem todos vão recebê-la. Jesus disse: Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Apocalipse 3:11). E o diabo está doido para nos roubar.
Se nós permitirmos que ele nos faça pecar, nós estaremos dando a ele o direito de agir através de nós, e pode ter certeza que coisa boa ele não fará.
No momento em que eu deixo de respeitar a palavra de Deus para fazer aquilo que o desagrada, eu estou como que deixando de me preparar para receber a minha coroa. É mais ou menos como o atleta que o doutor fala com ele para não comer determinados alimentos porque aqueles alimentos não vão lhe fazer bem, ele vai engordar, vai perder a sua forma física, e ele não dá ouvidos e come. Também é como aquele outro lutador que precisa se fortalecer, em que o preparador físico lhe passa uma série de exercícios para ele fazer, para fortalecer a musculatura, e ele não faz. Quando chega à hora da luta, ele está fraco, não tem forças para enfrentar o inimigo. Ou como aquele aluno que não estuda. Quando chega a hora da prova, ele não sabe o que fazer.
A pessoa que não dá ouvidos ao que Deus diz, não lê a bíblia, não ouve a pregação, quando vem a luta ela se desespera, porque não sabe o que fazer para resolver aquele problema. Ela não tem músculos espirituais para enfrentar o inimigo. Não tem poder, não tem autoridade sobre o mal, porque está debaixo do jugo dele.
Diz a bíblia que quem comete pecado é do Diabo (1 João 3:8). Se você vive na pratica de coisas que Deus não aprova, você está se colocando debaixo da autoridade do capeta, e ele faz com você o que bem entende. Mas diz a Escritura que "... Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. (1 João 3:8)
Temos que ser vigilantes na Palavra do Senhor. Não podemos vacilar. "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2:15).
Vigie, cuide do seu coração. Não permita que ele venha ser invadido por nenhum tipo de amargura. Lembre-se sempre do que está escrito: "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira." (Efésios 4:26).
Às vezes, o inimigo usa pessoas próximas para nos causar mal. Não que a pessoa seja má, mas por ela não conhecer a Palavra de Deus, se deixa usar pelo inimigo, e faz coisas que não devia fazer. E isso muitas vezes nos aborrece, nos magoa, e às vezes nos deixa irado; mas diante disso tudo, nós que somos de Deus, sabemos que isso não passa de uma tentativa do inimigo nos atacar, e a única atitude que devemos tomar nessa hora é orar, repreender o demônio que está agindo através daquela pessoa, e não permitir que ele entre em nosso território, colocando a mágoa e a raiva, porque essas "raposinhas" são demônios que uma vez entrando em nosso coração irão abrir a porteira para que todo o inferno tenha acesso à nossa vida.
Jesus disse: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação." (Mateus 26:41). Não caia na tentação. Vigie, fique atento às investidas do maligno. Ore! Diante de qualquer situação, Ore! Não tome nenhuma decisão antes de orar e colocar o problema diante de Deus. Recuse todo pensamento ou sentimento ruim, não aceite que o mal entre em seu coração. "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7).
Deus te abençoe.