"Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair." (Salmos 62:3)
Essa advertência é uma coisa muito séria, e não foi colocada na Bíblia por acaso. Deus conhece bem as fraquezas do ser humano, e uma delas é permitir que o diabo semeie a discórdia entre irmãos. O desentendimento surge muitas vezes por questões fúteis, e outras tantas por interesses e ambições de ambas as partes, e aquele que não vigiar acabará sucumbindo à vontade do inimigo.
A inveja levou Caím a matar o seu próprio irmão, Abel, e tem conduzido muita gente a cometer loucuras por este mundo afora. O sábio Salomão disse que "Pesada é a pedra, e a areia é uma carga; mas a ira do insensato é mais pesada do que elas ambas." E ainda diz mais: "Cruel é o furor, e impetuosa a ira, mas quem pode resistir à inveja?" (Provérbios 27:3-4)
Neste mundo, sempre houve e sempre haverá disputas entre os homens. "Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos." E além do mais, "É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça" (Prov. 16:8-9)
A bíblia sagrada nos dá a seguinte orientação: "Confia sempre em Deus, ó povo meu! Perante a sua presença derrama todo o coração; Ele é o nosso refúgio seguro." (Salmos 62:8)
Deus nunca dorme. Os seus olhos contemplam toda a terra, para revelar-se poderoso para com aqueles cujo coração é plenamente dele; (2 Cronicas 2:19). Os caminhos do homem estão diante dos olhos do SENHOR, e Ele examina atentamente todos os seus passos! (Provérbios 5:21) E não há criatura alguma incógnita aos olhos de Deus. Absolutamente tudo está descoberto e às claras diante daquele a quem deveremos prestar contas. (Hebreus 4:13)
Em sua carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo escreveu: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." (Filipenses 4:6). Jesus prometeu: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (João 15:7-8). Antes disso, o Senhor já havia ensinado que ninguém devia ficar ansioso ou preocupado com o futuro; "pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo" dizia Ele.
Não importa qual seja a situação, (ou tentação). Nada pode nos tirar a paz. Mesmo que a nossa luta seja contra uma enfermidade no corpo, ou que seja uma dificuldade financeira, ou ainda que a nossa demanda seja por qualquer outra coisa deste mundo; por nada devemos estar ansiosos ou preocupados; pelo contrário, devemos abrir o nosso coração (em oração) e colocar tudo diante do Senhor, pois dEle temos a seguinte promessa: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." (Jeremias 33:3)
Conseguintemente podemos também fazer a esta oração:
"Pleiteia, SENHOR, com aqueles que pleiteiam comigo;
peleja contra os que pelejam contra mim.
Pega do escudo e da rodela, e levanta-te em minha ajuda.
Tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem;
dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida;
voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim tentam mal.
Sejam como a moinha perante o vento; o anjo do Senhor os faça fugir.
Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do Senhor os persiga.
Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, a qual sem razão cavaram para a minha alma.
Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o a rede que ocultou;
caia ele nessa mesma destruição.
E a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação.
Todos os meus ossos dirão: Senhor, quem é como tu,
que livras o pobre daquele que é mais forte do que ele?
Sim, o pobre e o necessitado daquele que o rouba."
(Salmos 35:1-10)