Estude a bíblia conosco todos os dias, GRATUITAMENTE!

Assista ao vídeo:

"

Como ter fé para vencer

Quando nós estamos envolvidos com a Palavra de Deus e agimos como ela nos ensina, significa que o nosso espírito está em comunhão com o Senhor. E viver em comunhão com o Pai é o melhor que qualquer um de nós pode fazer. É isso que determina se uma pessoa será vitoriosa ou derrotada.

 

Quando se fala de pecado, a maioria das pessoas não compreende bem o que é isso. Tem muita gente que pensa que pecado é só matar e roubar... e tem até quem diz que pecado é roubar e não poder carregar... estão brincando com coisa séria.

 

Tudo o que nós fazemos de modo contrário ao que Deus ensina, é pecado. Qualquer desobediência à Palavra do Senhor é pecado. E o pecado nos afasta de Deus. O motivo das pessoas não conseguirem respostas às suas orações, é o pecado. O profeta Isaías falou que: "A mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniqüidades fazem separação entre nós e o nosso Deus; e os nossos pecados escondem o seu rosto de nós, de modo que não nos ouça.” (Isaías 59:1-2).

 

É isso que acontece. A pessoa ora e Deus não responde, pede e não recebe, busca e não encontra, mas ela crê... mas não vê Deus operar... E ela até diz para o Senhor: "Mas o Senhor Jesus não disse que todo aquele que pede, recebe; o que busca, encontra? Não disse que tudo o que eu pedisse em nome dele, Ele faria???

 

Só que ela se esquece de que Jesus explicou dizendo: "Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." (João 15:7). Mas a pessoa não permanece em Jesus, não obedece a Palavra de Deus, e depois ela se acha no direito de pedir... e pior, acha que Deus tem obrigação de atender... só que não tem! — A pessoa que não obedece e não respeita os mandamentos e preceitos de Deus, essa pessoa é tida como uma pessoa ímpia. — Ela conhece a Palavra, mas não pratica. Vive pecando e quando se vê em apuros, ela então ora, pede, e quer ser abençoada. Veja o que diz em Salmos 50:16-17, está escrito assim: "Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitares os meus estatutos, e em tomares o meu pacto na tua boca, visto que aborreces a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti?

 

Por trás de toda desobediência à Palavra de Deus, existe um espírito enganador, que tenta a pessoa naquilo que ela mais deseja, e a leva a praticar coisas que não agradam a Deus. Enquanto a pessoa não se revoltar contra esse espírito que faz ela pecar, e expulsar ele da vida dela, essa pessoa vai continuar no erro, e vai continuar fracassando.

 

Até o Senhor Jesus Cristo foi tentado pelo diabo, mas ele não pecou. Ele derrotou Satanás porque estava muito bem armado... Sabe qual foi a arma que Jesus usou para derrotar Satanás? — A Escritura Sagrada.

 

Três vezes o diabo insistiu... e foi derrotado. Na primeira vez ele falou para Jesus: "Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães." (Mateus 4:3). Por que Satanás tentou Jesus desse modo? — Porque Jesus estava 40 dias sem comer nada... Satanás sabia que ele estava com fome... Ainda hoje ele nos tenta do mesmo jeito. Ele vê a nossa necessidade, e sempre apresenta um jeitinho pra gente resolver a situação... mas sempre de maneira ilícita, é claro. Ele é enganador, mentiroso e pai da mentira... nunca teve intenção de ajudar ninguém, pelo contrário, o desejo dele é roubar, matar e destruir (João 10:10). E coitado de quem cai não lábia desse maldito.

 

Mas como eu ia dizendo, ele tentou Jesus naquilo que Jesus mais tinha necessidade no momento, que era comida. Ele disse: "Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.” (Mateus 4:3). Mas Jesus lhe respondeu: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4:4).

 

Isso foi uma porretada na cabeça do diabo, que se ele tivesse mesmo chifres, como pintam por ai, teria quebrado. Mas é claro que não tem... ele não tem corpo físico, é espirito.

 

Mas o diabo não desistiu não... ele levou Jesus à Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: "Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.” (Mateus 4:6).

 

Dessa vez, observe que o diabo estava tentando fazer com que Jesus se exibisse. Como quem diz: “Mostra logo quem você é. Mostra para todo mundo que você pode, que você é o tal...” às vezes ele também nos tenta deste modo. Ele tenta mexer com o nosso ego, com nosso orgulho, nossa vaidade... ele tentou isso com Jesus, mas de novo ele fracassou. E por que? — Porque Jesus era Deus? — Não... Claro que Jesus é Deus, mas quando ele esteve aqui na terra, ele veio como homem, como um ser humano, destituído da sua glória. O poder que ele manifestava aqui na terra era o poder do Pai, que operava através dele por intermédio do Espírito Santo. Mas Jesus quando esteve na terra, veio como qualquer outro homem, e estava sujeito às mesmas paixões e desejos como qualquer outro. E por que é então que Satanás não conseguiu fazer com que Jesus caísse em pecado? — Porque Jesus estava em comunhão com o Pai, por obedecer sempre à sua Palavra. E foi usando a Palavra, que Jesus novamente derrotou satanás. Ele disse pro diabo: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus." (Mateus 4:7).

 

Se na primeira porretada quebrou o chifre, agora deve ter dado um calo... Mas diz em Mateus 4:8-9 que: "Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares."

 

Olha que tentação! Como tem gente caindo por aí, aceitando subornos, não deixando passar uma oportunidade de se dar bem às custas de outro, tentando obter um lucro aqui, outro ali... forjando, mentindo, ludibriando, passando os outros pra trás... estão pegando a oferta do diabo! Pode ter certeza que mais tarde ele vai cobrar... Bobo é quem cai na conversa do capeta. Ele não pode te dar nada, porque ele não tem nada. A bíblia declara que toda riqueza deste mundo pertencem a Deus. Está escrito: "Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:8). "Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de outeiros. Conheço todas as aves dos montes, e tudo o que se move no campo é meu (...) pois meu é o mundo e a sua plenitude.” (Salmos 50:10-12).

 

Só que o diabo é mentiroso. E ele tentou enganar Jesus, dizendo que poderia dar tudo aquilo à ele: “Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.” (Mateus 4:10-11).

 

Observe que somente depois de ter vencido toda tentação, e expulsado Satanás do seu caminho, é que Jesus pôde dar inicio ao seu ministério. Nós só vamos conseguir prosperar na vida, se botarmos o bicho pra correr. Como eu já disse: Enquanto a pessoa não se revoltar contra esse espírito que faz ela pecar, e expulsar ele da vida dela, essa pessoa vai continuar no erro, e vai continuar fracassando.

 

Não pense que você que continuar convivendo com o pecado, porque uma coisa é certa: Mais cedo ou mais tarde o pecado vai cobrar o preço dele. Números 32:23 diz que "o vosso pecado vos há de achar." — Verdade isso! Tem muita gente boa pagando um preço altíssimo hoje, por causa de uma besteira que cometeu no passado. — Definitivamente não vale a pena desobedecer a Palavra de Deus.

 

Provérbios 5:22 diz: "Quanto ao ímpio, as suas próprias iniqüidades o prenderão, e pelas cordas do seu pecado ele será detido.

 

Preste bastante atenção nisso: Deus não nos adverte à toa. Quando ele nos dá uma mensagem, é para livrar a nossa alma da perdição. Ele sabe o que Satanás está tramando contra você... Cuide para não cair! A pessoa que está na pratica do pecado, seja ele qual for, precisa urgentemente sair dessa situação, antes que esse pecado se torne senhor de sua vida. Porque se isso acontecer, essa pessoa se tornará escrava do mal. Quem se deixa levar pelo engano do pecado, além de nunca se realizar na vida, vai sofrer o dano da segunda morte.

Gálatas 6:7 afirma que "tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

 

Em Provérbios 11:6 nós temos a seguinte declaração: “A justiça dos retos os livra; mas os infiéis (os que cometem iniquidade) são apanhados nas, suas próprias perversidades (pelas suas próprias cobiças).” — Tem uma tradução que diz: “A justiça dos virtuosos os livrará, mas na sua perversidade serão apanhados os iníquos.

 

A pessoa precisa ser virtuosa, ela precisa ser íntegra, uma pessoa de valor, que anda em retidão; e precisa também ter com ela a virtude de um guerreiro que não desiste da luta, que não se dá por vencido, que não joga a toalha. Quem quer vencer o mal precisa se esforçar para não sair fora da Palavra de Deus. Tem que estar firme, e sempre confessando diante dos problemas, diante do inimigo, as promessas do Senhor. Então ela vencerá.

 

Quando você aprende, pela Palavra de Deus que algo lhe pertence, compete a você lutar para tomar posse daquela bênção; Mas lutar de que maneira? Lutar com justiça. Eu não posso lançar mão de nenhum subterfúgio, nenhuma mentira para tentar obter a vitória, porque o que vai determinar se eu serei um vencedor ou não, é a forma como eu vou lutar; se eu fizer uso de qualquer artimanha, se eu tomar emprestado qualquer coisa do diabo, se eu quiser combater o mal com as armas do próprio inimigo, eu vou ser uma pessoa derrotada. Por exemplo: tem pessoas que quando se sentem macumbadas, sentem que alguém fez algum trabalho contra elas, alguma obra de bruxaria, alguma feitiçaria; ao invés dela buscar Jesus para libertá-la, ela procura outro feiticeiro para desfazer o trabalho. Ela pensa que com um trabalho mais forte, ela vai combater a bruxaria que fizeram contra ela. Ou que com uma oferenda de maior valor, ela vai comprar o demônio que foi pago num terreiro pra fazer o mal pra ela. E acha que assim ela vai ficar livre... Coitada dessa pessoa. O diabo vai tirar tudo o que ela tem, e ainda vai rir da cara dela. — Não se vence o mal com o mal. — Se vence o mal com a Palavra do nosso Deus. E a palavra do nosso Deus é o próprio Senhor Jesus.

 

Outras pessoas se apegam a esses bonecos que eles dizem ser santos, na esperança de que alguma dessas estátuas possa lhe ajudar de alguma forma. Mas, o que pode fazer um boneco de gesso, que nem sequer consegue se mover sozinho, que precisa ser carregado de um lugar para o outro? Como diz em Salmos 115: 5-7 "Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta?" — como é que um boneco desses pode favorecer alguém? — E não me venha com essa história de que alguns desses bonecos representam uma entidade no céu, porque isso é papo furado. E ainda que fosse verdade, o Senhor Deus proibiu que se fizesse tal coisa. Em Êxodo 20:3-5 o Senhor disse: "Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida, nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou mesmo nas águas que estão debaixo da terra. Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás".

 

Então se você busca ser vitorioso, combatendo com armas de mentira, pode esquecer. Você não passará de um derrotado. Para vencer o mal você precisa lutar com as armas da justiça. — Que justiça? — A Palavra de Deus!

 

Quando Deus nos revela algo, aquilo ali pertence a nós. A partir de então a parte dele está feita. Nós temos que crer no que ele nos revelou, temos que pegar aquela palavra, aquela promessa, e combater o mal confessando o que o Senhor nos disse por intermédio da sua palavra.

 

É desta forma que você tem que agir. Surgiu um problema qualquer, o mal se levantou contra você, está amarrando a sua vida, está impedindo você de tomar posse daquilo que te pertence, o que você tem de fazer? Enfrentá-lo. Você se arma com a palavra de Deus, encara o problema, chama ele pelo nome, e entra em combate com ele, confessando o que diz a bíblia, determinando que ele vá embora, e ele tem que ir. Essa justiça, esse ato de agir sobre a Palavra de Deus, que nos torna justos, é que vai nos livrar. A coisa pode estar feia o quanto for; o caso pode parecer que não tem mais jeito... TEM! Não abra mão daquilo que você sentiu de Deus, porque aquilo que ele te revelou, aquilo que ele falou ao seu coração, vai se cumprir.

 

Nunca se deixe levar pelos outros. O diabo vai querer apontar casos para você dizendo: “o fulano teve esse mesmo problema e se deu mal, o outro não conseguir sair dessa, e etc, etc...“ não dê ouvidos ao que ele diz. Ele é um derrotado. Jesus já o derrotou por nós.  Se outras pessoas não conseguiram, é porque não confiaram no Senhor. Às vezes até pessoa que aparenta ser de Deus, que frequenta igreja, parece uma pessoa de fé, mas lá no fundo, ela não confia. Às vezes a pessoa até fala a Palavra de Deus, mas no fundo do seu coração ela não crê que aquilo vai funcionar... e ai não funciona mesmo. — Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo, que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito." (Marcos 11:23) — Mas a pessoa duvida. Ela não crê de fato na palavra do mestre. Ela não crê que Jesus disse a verdade. Ela acha que o mal que está diante dela, é maior, ela pensa que aquele mal tem poder para anular a palavra que saiu da boca de Jesus. Mas não tem. O nosso Deus é o maior. Ele é o Todo Poderoso, e a sua Palavra é fiel e Verdadeira.

 

A pessoa que não crê no que Jesus disse, ela é uma pessoa infiel, uma pessoa perversa, uma pessoa iníqua, ela está cometendo iniquidade, porque ela está desprezando — lá onde as coisas acontecem, que é no nosso espírito — a revelação da palavra de Deus. E o que é que acontece com os perversos?  — Diz aqui no Provérbios 11:6: "... mas na sua perversidade serão apanhados os iníquos.” — Que perversidade? A falta de fé.

 

A pessoa quando não crê, ela diz com a boca dela: “isso não tem jeito... eu não vou conseguir, vai acontecer isso e isso...” — ela está dizendo perversidades, a boca dela está contradizendo a Palavra de Deus, então, o que vai acontecer? Ela vai arcar com aquilo que ela esta dizendo. Ela vai ter aquilo que os lábios dela estão confessando. — Veja o que diz Provérbios 18:20: “O homem se fartará do fruto da sua boca; dos renovos dos seus lábios se fartará.” — cuidado com o que você anda dizendo por aí !!!! — O versículo 21 diz: "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto."

 

Aprenda ser uma pessoa virtuosa, uma pessoa vencedora. Nunca fale perversidades, nunca confesse algo que a Palavra de Deus não diz. Jesus disse: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.” (Mateus 5:37). — O que a Palavra de Deus diz SIM, é sim! O que a Palavra de Deus diz NÃO, é não! — Não duvide nunca, e não aceite o contrário em sua vida.

 

A partir de agora, nada mais pode impedir o seu progresso. Se você esta servindo a Jesus, se você crê naquilo que ele diz, então hoje você vai tomar uma posição, vai se levantar contra o mal que esta na sua vida e vai exigir que ele abandone você. Mas você vai fazer isso com fé na palavra de Deus, confiando que aquilo que ele disse, vai se cumprir. E você vai vencer. Que assim seja!

 




Página inicial
Todos os estudos
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: www.EntendaABiblia.com/youtube Curta no Facebook: www.facebook.com/EntendaABibliaPontoCom