Logo após a morte de Moisés, o Senhor falou a Josué dizendo:
Moisés, meu servo, morreu; agora, levanta-te! Atravessa este Jordão, tu e todo este povo, para entrar na terra que estou prestes a entregar nas mãos dos israelitas. Todo lugar que a planta dos vossos pés pisarem Eu vos dou, como prometi a Moisés. (...)
Ninguém te poderá resistir durante toda a tua vida; assim como estive com Moisés, estarei contigo: jamais te abandonarei, nem te desampararei! Sê forte e destemido, porque farás este povo herdar a terra que a seus pais jurei dar-lhes.
Tão-somente sê de fato firme e corajoso, para teres o zelo de agir de acordo com todos os mandamentos da Lei, que te ordenou Moisés, meu servo. Não te apartes dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que tenhas sucesso em todas as tuas realizações.
Que o livro da Lei, esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir em conformidade com tudo que nele está escrito. Deste modo serás vitorioso em todas as tuas empreitadas e alcançarás bom êxito!
Ora, não te ordenei: Sê forte e corajoso? Não temas e não te apavores, porquanto o SENHOR teu Deus, está contigo por onde quer que andes! (Josué 1:1-9)
O que se passou com o povo de Israel no Egito, sua escravidão e seu sofrimento, assim como a sua libertação e condução à terra de Canaã ilustra a verdadeira salvação de Deus para conosco. Através do "Cordeiro Santo", a saber, Jesus Cristo, o qual foi "imolado" para remissão dos nossos pecados, e ressuscitou ao terceiro dia, após ter vencido o diabo, e tendo-o despojado de tudo, (Colossenses 2:15), livrou-nos de suas garras; cancelando a escrita de dívida que consistia em ordenanças, e nos era contrária, cravando-a na cruz; nos fez participantes e herdeiros das promessas de Deus.
A grande diferença entre a Bíblia e os outros livros, é que as Escrituras Sagradas não se envelhecem e nem ficam demodê (fora de época), porque a Palavra é o próprio Deus.
As coisas que sucederam no passado, sucedem hoje da mesma maneira. Observe que assim como o rio Jordão estava no caminho do povo quando rumavam para a terra prometida, e eles teriam que atravessá-lo para alcançar a terra, o mesmo acontece hoje conosco. Temos adiante de nós muitos obstáculos, que nos impedem de chegarmos aonde Deus quer nos colocar, e importa que vençamos esses obstáculos, que muitas vezes são pecados, e outras vezes o desânimo e a falta de coragem. Mas Deus disse a Josué: "Esforça-te, e tem bom ânimo.", e lhe garantiu: "Não temas e não te apavores, porquanto EU sou contigo por onde quer que andes!
O numero daqueles que hão de herdar a vida eterna ainda não está completo. Jesus disse que: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim." (Mateus 24:14). Até lá, o Senhor está nos dizendo: "levanta-te! Atravessa este Jordão, tu e todo este povo, para entrar na terra que estou prestes a entregar nas mãos dos israelitas. Todo lugar que a planta dos vossos pés pisarem Eu vos dou, como prometi a Moisés."
A Terra das Promessas (A Palavra do Senhor) está adiante de nós para ser conquistada. Nessa terra temos abundância de tudo; tudo é nosso como está escrito, mas estamos vivendo como mendigos diante de tanta riqueza. O Senhor prometeu que onde colocássemos a planta do nosso pé, Ele nos daria; mas estamos deixando a preguiça, o desânimo e os cuidados com as outras coisas do mundo tomar conta do nós... Não estamos nos esforçando como Ele ordenou... por este motivo estamos ainda parados "às margens do Jordão", tendo conquistado pouco ou quase nada de tudo o que nos pertence.
Ainda há muita terra por percorrer. Temos que colocar o "nosso pé" em cada promessa que o Senhor nos fez, aquilo que entendemos da Bíblia, é para nós e para nossos filhos conosco (Deuteronômio 29:29), mas isso só será realidade se fizermos como Deus nos manda fazer.
Mas há um outro ponto importante a se observar naquilo que o Senhor ordenou a Josué que fizesse. Deus disse: " levanta-te! Atravessa este Jordão, tu e todo este povo"
Sim... Deus nos ordena a "levar conosco todo este povo" para herdar a terra prometida. Não era o plano de Deus dar a terra apenas para o Seu servo Josué, assim como não é o plano dEle que apenas eu e você tome posse de Suas bênçãos. Elas são para todos os que quiserem crer. Não podemos ser egoístas ao ponto de pensar que Jesus deu a vida por nós, e por mais ninguém.
Moisés é morto. Josué é morto, Deus agora está dizendo para nós nos levantarmos e fazer o Seu povo herdar a terra prometida.
"Que o livro da Lei, esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir em conformidade com tudo que nele está escrito. Deste modo serás vitorioso em todas as tuas empreitadas e alcançarás bom êxito!"
"Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente." (Daniel 12:3)