"Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor; desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas (...) Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? O que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos? Assim voltarão os resgatados do Senhor, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão. Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?" (Isaías 51:9-12)
A consolação de Deus é muito mais ampla do que podemos imaginar. A cura de nossas doenças e a solução de todos os nossos problemas, como o perdão de nossos pecados, e o poder para não mais sermos escravizados pelo inimigo, são bênçãos que o Consolador nos proporciona.
Ser consolado também significa ser liberto de toda dor. Embora a consolação de Deus é para todos, nem todos poderão usufruir dela.
Jesus foi enviado com poder para resolver os problemas do Seu povo, mas Israel preferiu ficar com a religião. Em Nazaré, o Mestre não pôde fazer muitos milagres, por causa da incredulidade do povo:
"E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles." (Mateus 13.54-58).
No entanto, os que creram em Jesus viram a glória de Deus operar maravilhas!
O mesmo está ocorrendo nos dias de hoje; muitos estão perdendo a oportunidade de ficarem livres de seus problemas, porque ao invés de abrir o coração para Deus, e rejeitar as fábulas contadas pelos "mestres do engano" que se vestem de religiosos, estão se deixando levar por mentiras, e dando aos seus ídolos e imagens de escultura o louvor e a honra que somente a Deus pertencem.
Por este motivo não são consolados em suas tribulações. Consequentemente não alcançam a cura para suas enfermidades, e nem a solução para os seus mais diversos problemas.
"Porque os ídolos têm falado vaidade, e os adivinhos têm visto mentira, e contam sonhos falsos; com vaidade consolam, por isso seguem o seu caminho como ovelhas; estão aflitos, porque não há pastor." (Zacarias 10:2)
Muitas vezes o Senhor os advertiu dizendo: "Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus." (Levítico 19:4)
"Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis." (Salmos 81:11)
"(...) da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos." (Oséias 8:4)
Portanto, "Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um sopro os arrebatará; mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdará o meu santo monte." (Isaías 57:13)
"Portanto, meus amados, fugi da idolatria." (1 Coríntios 10:14)
"O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco." (Filipenses 4:9)
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:7)
"Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos! Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários. Os que odeiam ao Senhor ter-se-lhe-iam sujeitado, e o seu tempo seria eterno. E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha." (Salmos 81:11-16)
Eis aí o segredo. Quer ser consolado por Deus?
Ouça-o, e ande em seus caminhos.