Estude a bíblia conosco todos os dias, GRATUITAMENTE!

Imagem ilustrativa - Entenda como Deus age

Entenda como Deus age

"Então, dirigiu-se ao homem e disse: "Estente a tua mão". Ele a estendeu e ela foi restaurada, ficando sã como a outra."

(Provérbios 23:24)

 

Jesus entra na sinagoga dos judeus e vê ali um homem que tinha uma mão atrofiada. Era sábado. Os judeus buscavam um motivo para o acusarem e o prenderem. Perguntam então a Jesus: É licito curar no sábado? (Diziam isto porque pela lei deles ninguém podia fazer nenhuma obra no sábado, se bem que eles próprios não guardavam a lei, o que Jesus lhes atirou em rosto, dizendo: "Qual de vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair em um buraco, não fará todo o esforço para retirá-la de lá? Ou qual é o homem entre vós que no sábado não desprende o seu jumento ou o seu boi, e o leva a beber? Quanto mais vale uma pessoa do que uma ovelha, ou um boi, ou um jumento?")

E Jesus dirigiu-se ao homem e disse: "Estende a tua mão." (Mateus 12:13)

E o homem estendeu a mão, e ela foi restaurada e ficou sã como a outra.

 

Na atitude daquele homem, podemos entender como é que Deus age.

Preste atenção:

Jesus dirigiu-se ao homem e disse: "Estende a tua mão". E o homem estendeu a mão, e ela foi restaurada e ficou sã como a outra.

É deste modo que temos que fazer a obra de Deus; e é também deste modo que tomamos posse da nossa bênção.

 

1º) Jesus não precisou fazer nenhuma oração.

Não é errado orar. Deus ouve nossas orações e responde com certeza; mas, não é a nossa oração que vai produzir o milagre.  É a nossa determinação em Nome de Jesus!

Ele disse que se crêssemos faríamos as mesmas obras; e afirmou:  "Em meu Nome expulsarão demônios" (Marcos 16:17) "e tudo o que determinardes em Meu Nome Eu o farei..." (João 14:13). Foi assim que Ele fez... determinou; deu ordem para que o homem estendesse a mão.

 

2º) Jesus não se deixou levar pelo problema que estava diante dos seus olhos.

Quero dizer, Ele não quis nem saber se o homem conseguia ou não conseguia esticar a mão. Ele disse: Estende a tua mão!

Muitas vezes nós atrapalhamos a operação divina. Quando olhamos para a situação que está diante de nós, deixamos de enxergar com os olhos da fé, e deixamos que a razão das coisas naturais passe a nos conduzir. É preciso estar completamente convicto de que Deus opera de modo sobrenatural.

 

As coisas naturais foram criadas por Deus de modo sobrenatural, e são regidas por leis espirituais. O homem espiritual é guiado por fé, e não pela vista dos olhos carnais...

 

Enquanto não tivermos coragem de chegar diante de um paralítico e dizer: "Levanta-te e anda!" não podemos afirmar que temos fé. Enquanto não tivermos coragem de nos colocarmos diante de alguém com uma doença incurável e dizer a ela: "Fique curada em nome de Jesus", não podemos dizer que temos fé. Porque se a tivéssemos, estaríamos fazendo o que Jesus disse que faríamos.

 

Talvez você se pergunte: "E se eu mandar o mal embora e ele não for? E se eu mandar o paralítico andar e ele não conseguir?  E se eu disser ao doente, fique curado e ele morrer por causa da doença?"

Isso pode acontecer.

Mas com toda a certeza não será culpa sua, e muito menos de Deus.

 

Há casos em que a libertação de uma pessoa leva tempos, e isso porque no mundo espiritual também existem leis que tem de ser respeitadas. Por exemplo. Deus deu ao ser humano o "livre arbítrio", isso é, a liberdade de escolher viver do modo como bem entender. Se uma pessoa decide viver no pecado, desrespeitando os ensinamentos do Mestre, e fazendo coisas contrárias à vontade do Senhor, essa pessoa automaticamente está se colocando debaixo do jugo do inimigo, o qual passa a ter, "legalmente", o direito de oprimi-la.

 

Claro que Deus tem todo o poder para libertá-la, mas o desejo de ser liberta tem que partir da pessoa, e não depende de mim nem de você, e nem de Deus.

 

É verdade que está escrito que dEle vem tanto o querer como o efetuar (Filipenses 2:13), mas não é de modo forçado. A responsabilidade de Deus em fazer a pessoa querer mudar de vida termina no momento em que Ele fala ao coração dela por intermédio da Palavra, da pregação do Evangelho.

 

A partir do momento que ela ouve e entende o que Deus quer que ela faça, a responsabilidade pelo "querer" passa a ser dela somente. E Deus sempre respeita a decisão da pessoa. Se ela quiser se acertar, Deus está pronto para perdoar, e então fazer a obra de libertação em sua vida.

 

Quando a pessoa não é liberta após a nossa oração, não é porque nós falhamos, ou porque Deus não quis, mas sim porque ela não entendeu a pregação ou não quis atender ao que Deus disse ao seu coração.

 

3º) O homem não pôs obstáculos à sua cura.

Por incrível que pareça, tem pessoas que querem ser curadas mas ficam procurando desculpas para justificar o mal que estão sofrendo.

 

E comum ver pessoas que não podem caminhar direito por problemas de artrose e outros males semelhantes, e que certamente gostariam de ficarem curadas, mas procuram justificar o mal dizendo que é porque estão já com a idade avançada, etc... Quanta besteira! Em lugar algum da bíblia diz que o velho tem que enxergar pouco, tem que usar muleta, ou coisa parecida.

 

Andam dizendo por aí que hipertensão, diabetes, e outras doenças são doenças da terceira idade, mas a bíblia também não diz em lugar nenhum que alguém depois dos cinqüenta ou sessenta anos teria que sofrer com essas doenças. Pelo contrário, diz a Escritura que Jesus carregou com as nossas doenças. (Isaías 53:4-5)

 

Mas o homem é o mesmo desde os tempos de Jesus, e isso também acontecia no passado. Um exemplo disso vemos em João 5:1-24, quando Jesus viu um homem deitado junto ao tanque de Betesda, e havia trinta e oito anos que aquele homem estava ali, esperando para ser curado. Jesus se aproximou dele e disse: "Queres ficar são?"

 

Ao invés daquele homem dizer SIM, EU QUERO; ele arranjou uma desculpa para estar doente. Ele disse a Jesus: "Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim." (João 5:7)

 

Naquela hora aquele homem poderia ter perdido a benção que ele esperou por toda a vida. Mas, Deus nunca não perde a viagem. Quando Deus visita alguém; quando Ele fala no coração de alguém, é para resolver o problema de modo definitivo.

 

Jesus então lhe deu uma segunda chance de ser liberto. Disse para aquele homem: "Levanta-te, toma o teu leito, e anda." (João 5:8) E, se naquele momento o homem não tivesse tomado uma atitude de fé, e não tivesse feito o que Jesus mandou, ele teria perdido a bênção para sempre.

 

Ouvir o que Deus diz e agir pela fé sem colocar obstáculos à operação divina é o segredo para ser abençoado. É assim que Deus age. Por meio da fé! A nossa atitude diante do que Deus nos diz é que irão determinar se o milagre vai ocorrer ou não em nossas vidas. Siga a fé sempre. Não se preocupe com os resultados. Eles certamente virão!

 



Página inicial
Todos os estudos
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: www.EntendaABiblia.com/youtube Curta no Facebook: www.facebook.com/EntendaABibliaPontoCom