Estude a bíblia conosco todos os dias, GRATUITAMENTE!

Imagem ilustrativa - Final feliz

Final feliz

É popular o ditado que diz: "Enquanto uns riem, outros choram"; mas com Deus a coisa é diferente. Com Deus, podemos assegurar que: "Enquanto uns riem, outros riem também".

 

O livro de Gênesis capítulo 21 versos 1 a 20 nos conta a história de Sara e Agar (ou Sarah e Hagar conforme algumas traduções).  É uma história triste (ou melhor, duas histórias), com final feliz; vejamos:

 

"De acordo com a sua promessa, o Senhor Deus abençoou Sara. Ela ficou grávida e, na velhice de Abraão, lhe deu um filho. O menino nasceu no tempo que Deus havia marcado, (quando Isaque nasceu Abraão tinha cem anos), e Abraão pôs nele o nome de Isaque. No dia em que o menino foi desmamado, Abraão deu uma grande festa.

 

Um Certo dia Isaque, (filho de Abraão com Sara) estava brincando com Ismael (o filho de Abraão com a egípcia Agar), e Sara quando viu isso, disse a Abraão:

_ Mande embora essa escrava e o filho dela, pois o filho dessa escrava não será herdeiro junto com Isaque, o meu filho.

 

Então Deus disse a Abraão: _ Abraão, não se preocupe com o menino, nem com a sua escrava. Faça tudo o que Sara disser, pois você terá descendentes por meio de Isaque. O filho da escrava é seu filho também, e por isso farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.

 

No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e deu para Agar comida e um odre cheio de água. Pôs o menino nos ombros dela e mandou que fosse embora. E Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba. Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma árvore e foi sentar-se a uns cem metros dali, porque dizia: _ Não suporto ver o meu filho morrer.

 

 Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar. E Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: _ Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está. Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação.

 

Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber. Protegido por Deus, o menino cresceu. Ismael ficou morando no deserto de Parã e se tornou um bom atirador de flechas. E a sua mãe arranjou uma mulher egípcia para ele."

(Gênesis 21:1-20)

 

O que levou Agar abandonar o seu filho para morrer foi uma atitude de quem tem a alma aprisionada. Ela estava no deserto com seu filho quando a água acabou. Então, ela entrou em desespero. Sua alma ficou aprisionada pelo medo, e ela pensou que morreriam. Por isso, desistiu do filho e o abandonou.

 

O desespero leva a pessoa a tomar decisões terríveis. Agar tinha a certeza da morte, por isso, desistiu de lutar.

 

Quantos hoje, diante de um diagnóstico desfavorável, deixam se aprisionar pelo medo de morrer e desistem da luta antes da hora? Quantos outros desistem de lutar por uma vida melhor simplesmente porque a sua primeira tentativa não deu certo? E quantos outros tantos estão desistindo do cônjuge, optando pela separação, porque estão enfrentando lutas no casamento? A alma destes está aprisionada, e só Deus pode lhes abrir os olhos para que percebam o quanto estão sendo tolos.

 

Quando o Senhor abriu os olhos de Agar, ela pôde ver uma fonte de água diante dela.  Aquela fonte já estava lá, sempre esteve ali,  no entanto, ela não conseguia ver, porque estava cega pelo desespero e pelo medo.

 

No Salmo 142:7 o salmista fez uma oração à Deus dizendo: "Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome."

 

Quando uma pessoa tem a alma na prisão, ela não enxerga as coisas com olhar positivo, pois a situação em que vive causa angústias e desesperos muito grandes. Talvez você precise fazer essa mesma oração.

 

Agar não morreu no deserto, nem seu filho. Ele cresceu, casou-se e morreu já na velhice.

 

Deus tem uma saída. Ele tem a solução para o seu problema. Busque-O, e Ele abrirá seus olhos. Nunca desista de nada que lhe pertence. Não desista da sua família, não desista da sua fonte de renda, não desista da sua missão, não desista da sua saúde, nem tampouco da sua vida. Lute! Ore, e persevere em orar. Mesmo que você nunca tenha orado, comece agora. Mesmo que você ainda não tenha fé, ore, porque se você buscar ao Senhor de todo o seu coração, ele se deixará ser achado, pois Ele afirmou que todo aquele que procura, encontra. E além do mais o Senhor disse:

 

"Invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás."

(Salmos 50:15)

 

Faça isso e escreva um final feliz para a sua história!



Página inicial
Todos os estudos
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: www.EntendaABiblia.com/youtube Curta no Facebook: www.facebook.com/EntendaABibliaPontoCom