"No dia em que eu temer, hei de confiar em ti." (Salmos 56:3)
Havendo se afastado de Deus, por causa do pecado, o povo de Israel estava sendo afrontado e derrotado por seus inimigos, já havia sete anos; e sucedia que, quando o povo de Israel semeava, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, surgiam contra eles, e destruiam os frutos da terra... e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Porque vinham em grande multidão que não se podia contar, e entravam na terra, para a destruir.
Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E Deus enviou um profeta a lhes dizer: "Assim diz o Senhor Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão; E vos livrei da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vós dei a sua terra. E vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz." (Juízes 6:8-10)
Observe que a causa de todo aquele problema estava no fato do povo de Deus deixar de confiar no Todo-Poderoso e "ter medo" dos "deuses dos amorreus". Provérbios 29:25 diz: "O temor do homem o armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro."
Quantos de nós hoje não estamos agindo do mesmo modo e abrindo a porta da nossa vida para o inimigo? Muitos estão sofrendo de doenças sérias, porque em seu íntimo, tinham medo de isso lhes pudesse acontecer algum dia. Muitos estão passando por crises financeiras porque tinham medo de que um dia pudessem perder tudo o que conquistaram.
O medo abre a porta para o inimigo!
Quando tememos o mal, estamos dizendo em alto e bom tom, no mundo espiritual, que não confiamos em Deus.
Jó pagou um alto preço por causa do seu medo. Diz a Bíblia que Jó era um homem justo que respeitava a Deus, e se desviava do mal (Jó 1:1); mas no intimo do seu coração ele tinha medo de que um dia as coisas poderiam suceder de modo desfavorável. Está escrito que Jó se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos a Deus segundo o número de seus familiares, porque dizia consigo mesmo: "Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente." (Jó 1:5). Isso fazia ele, porque tinha medo que pudesse perder seus filhos, tinha medo de que pudesse vir a ficar pobre, tinha medo de que pudesse ficar doente. E tudo isso lhe sobreveio de uma só vez; Porque vendo que ele não era perfeito em sua "confiança em Deus", o diabo pediu ao Senhor permissão para o atacar. E Deus permitiu.
Muito depois, quando já havia perdido tudo e estava com uma doença incurável, Jó reconheceu o seu erro, e confessou: "Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu." (Jó 3:25)
Bem, vamos voltar ao caso onde os midianitas estavam oprimindo o povo de Israel, destruindo a sua terra, a sua plantação e roubando todo o seu gado. Cansados de tanto sofrimento, o povo se lembrou de Deus, e então clamaram ao Senhor.
Então o anjo do Senhor veio, e um homem chamado Gideão, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: "O Senhor é contigo, homem valoroso." Mas Gideão lhe respondeu: "Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas?"
Então o Senhor olhou para ele, e disse: "Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?"
E ele lhe disse: "Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai." E o Senhor lhe disse: "Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem." (Juízes 6:3-16)
Ao ouvir isso, Gideão creu que o Altíssimo era com ele. E qual foi o resultado?
Deus fez cair um terror tão grande no arraial dos midianitas, que eles com suas próprias espadas se mataram, uns aos outros, e os que restaram fugiram da presença de Gideão e seus trezentos homens que o seguiam. E estes os perseguiram até dar cabo de todos. (leia Juizes capítulos 6 e 7)
A vitória só veio porque Gideão ouviu e creu na Palavra do Senhor.
Se você também ouvir a voz de Deus em relação aos seus problemas, e entender o que Ele lhe está dizendo, (e Deus fala ao seu coração quando você lê a Bíblia), certamente você também obterá a sua vitória.
O nosso Deus é poderoso para fazer com que "caia um terror tão grande" sobre o mal que lhe está atacando, de modo que ele mesmo se destrua, assim como aconteceu com os midianitas. O Altíssimo será com a sua vida se você não se acovardar. Com Ele ao seu lado, você vencerá qualquer investida do inferno.
No livro de Jó, temos a seguinte revelação: "Se em sua companhia estiver um Anjo, um intercessor, um mediador entre mil, para declarar ao homem o que é justo e verdadeiro a seu respeito, para lhe ser favorável e declarar: Livra-o de baixar à sepultura agora, porquanto encontrei resgate para sua vida! Sua carne se renovará e será como na infância e ele voltará a ser como no tempo de juventude." (Jó 33:23-25)
Meu querido, tenha sempre Jesus em sua companhia! Ainda que a batalha pareça grande, não se esqueça de que, com o Todo-Poderoso ao seu lado a luta será bem menor do que você imagina, porquanto o Senhor é contigo.