Estude a bíblia conosco todos os dias, GRATUITAMENTE!

Imagem ilustrativa - O Plano de Deus

O Plano de Deus

Quando a Palavra de Deus entra em nosso coração, ela nos dá luz, isto é, entendimento para compreendermos que para se ter saúde, paz e prosperidade, basta crermos no Senhor Jesus, na Obra que foi realizada no calvário, a favor de todos nós.

 

Não tem nada haver com religião, não tem nada haver com o que fazemos ou deixamos de fazer, tem haver com o que Jesus fez a nosso favor. Porque diz a Sagrada Escritura que "aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado!" (Marcos 16:16)

 

Todos sabem que Jesus foi crucificado, mas poucos entendem a "mensagem da cruz". Muitos acham que foi uma tremenda maldade que os judeus fizeram, e há até os que chegam a sentir "pena" de Jesus, e os que o consideram um coitadinho, que sofreu e padeceu injustamente.  O que poucos sabem é que Deus o enviou a este mundo para esse propósito. Para ser morto em nosso lugar, Ele foi oferecido em sacrifício por nós. Diz a Escritura que "foi da vontade do Senhor esmagá-lo" (Isaías 53:10)

 

Mas, por que foi da vontade do Senhor, "sacrificar" o próprio filho?

Para entender isso, voltemos-nos para o inicio de tudo:

 

"No princípio criou Deus o céu e a terra... E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu todo o tipo de erva, dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom... E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom... E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.  E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:1-27)

 

Até aqui, podemos ver que Deus criou a terra, e esta produziu em abundancia seus frutos. Criou também as aves, os peixes e todos os tipos de animais e répteis que existem no mundo.

Depois de tudo isto formado, Deus criou o homem. E o colocou sobre toda a sua criação, e lhe deu poder para dominar sobre todas as suas criaturas.

 

Qual era então o plano de Deus para o homem?

Era que o homem vivesse feliz, tendo abundancia de tudo, e governasse sobre a face da terra.

A única condição imposta ao homem para que este desfrutasse de tudo isto para sempre, era obedecer ao Senhor Deus.

 

"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16-17)

 

Não nos compete saber que fruto era este... e certamente não era a maçã, porque toda a árvore frutífera foi dada para mantimento do homem. Não é isto que importa. O importante é saber que esta era a condição. A obediência à Deus!

Este mandamento era como uma "aliança" entre Deus e o homem. Manter-se fiel à esta ordem, era manter-se fiel à Deus. E assim o homem nunca provaria a tristeza, nem a miséria, nem a doença e nem a morte.

 

Tudo corria maravilhosamente bem, até que veio a tentação:

 

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." (Gênesis 3:1-5)

 

A morte à que Deus se referia não era a morte física, mas sim espiritual. Ao desobedecer a ordem de Deus o homem ficaria "separado" de Deus, e como consequência, estaria morto espiritualmente. E foi exatamente o que aconteceu....

 

"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram."  (Romanos 5:12)

 

Por esta desobediência veio a morte (separação de Deus) ao mundo... e tudo aquilo que Deus dera ao homem (felicidade, paz, abundancia de bens, prosperidade, saúde), o diabo roubou... e o homem ficou sujeito à escravidão e ao sofrimento.  "Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou" (Romanos 8:20).

 

Mas apesar de tudo, Deus não desamparou a humanidade... Ele enviou Seu Filho para nos Salvar

"Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;" (Romanos 8:3).

 

Jesus veio ao mundo, para resgatar o que se havia perdido. "Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão." (Isaías 53:10)

 

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:4-5)

 

O Pai colocou sobre Ele (Jesus) todas as nossas dores e enfermidades. O castigo que nós merecíamos estava sobre Ele. E por intermédio do Seu sofrimento, (isto é, da crucificação) fomos reconciliados com o Pai.

 

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. (1 João 4:10)  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.  Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus." (João 3:16-21)

 

Hoje não temos mais que aceitar nenhum tipo de sofrimento. E nem precisamos pedir que Deus faça alguma coisa. Jesus já fez tudo o que precisava ser feito. O diabo não tem mais nenhum direito de oprimir a humanidade, mas ele está oprimindo a maioria das pessoas porque estas ainda não atentaram para a verdade.

 

Deus disse: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento." (Oséias 4:6) "Eis que o meu povo tem consultado ídolos de madeira (imagens de escultura), e de um pedaço de pau acreditam que recebem respostas. Ora, um espírito de prostituição os seduz; e eles, prostituindo-se, se afastam e abandonam o seu Deus." (Oséias 4:12) "Mas todos eles são insensatos e loucos; acreditam que podem ser orientados por ídolos de pau." (Jeremias 10:8)

 

Como pode alguém esperar receber alguma coisas destes "santos" que têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; têm narizes, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta?

 

É preciso acordar para a verdade e deixar de lado esse negócio de religiosidade.  Não foi "Maria", nem "Pedro", nem "João" e nem outro qualquer que deu a vida por você... FOI JESUS! - ELE é o único digno do nosso louvor e da nossa adoração.  Foi Ele quem pagou o seu preço e te resgatou das mão do inimigo. E, "porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1 Coríntios 6:20). Pare de se prostituir espiritualmente. "Sabei que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1 Pedro 1:18-19)  

 

Não perca mais tempo rezando para quem nada fez e nada fará por você. Só há UM em quem podemos confiar. "Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos concederá juntamente com Ele, gratuitamente, todas as demais coisas?" (Romanos 8:32)

 

Não precisamos (e nem podemos) pedir que "a outra" rogue por nós, porque ela já é morta, e morto não intercede por ninguém, e nem por ele mesmo. Disse Jesus: "Eu Sou o que vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda a eternidade! E possuo as chaves da morte e do inferno." (Apocalipse 1:18) "Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna. E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido." (1 João 5:10-15)

 

Prepare o seu coração para buscar ao Senhor. Leia a Bíblia diariamente. Deixe o Espírito de Deus te ensinar... "E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele" (Isaías 30:21).

 

Crer no que a Bíblia nos revela nos trará paz, saúde, prosperidade e felicidade para sempre!



Página inicial
Todos os estudos
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: www.EntendaABiblia.com/youtube Curta no Facebook: www.facebook.com/EntendaABibliaPontoCom