Às vezes a pessoa precisa de uma bênção, e alguém diz: Faz um voto que você conseguirá. Será que é certo fazer promessas, ou fazer votos a Deus? O que a Bíblia diz a respeito disso? Este é o tema do estudo de hoje.
Fazer voto não é anti-bíblico. Na Bíblia Sagrada nos temos exemplos de pessoas que fizeram votos e alcançaram as bênçãos. Mas a Bíblia não ensina propriamente que nós temos de prometer algo pra Deus nos abençoar; afinal, o Senhor declarou por intermédio do profeta Oséias que o que ele deseja é que nós o amemos e o obedeçamos. Deus não quer que ninguém faça sacrifício algum. Está escrito assim: Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. (Oséias 6:6).
Na versão King James Atualizada diz: Afinal, o que desejo é o vosso amor, e não sacrifícios; entendimento quanto à pessoa de Elohim (Deus), mais que ofertas e holocaustos. (Oséias 6:6).
O Senhor Deus deseja que nós o amemos, e que procuremos conhecê-lo. O seu prazer está na nossa obediência.
Fazer votos não é a direção de Deus para nós alcançarmos uma graça; para recebermos qualquer coisa de Deus nós temos de ouvir a Palavra e fazer o que a Palavra fala ao nosso coração.
Mas é claro que se você sentir no coração que deva fazer algum voto, então faça; mas fique atento para não ser enganado por nenhum espertinho. Deus pode sim tocar no coração de alguém para ela fazer algo em prol da sua obra, mas eu não acredito que o Senhor vá pedir alguém para vender sua casa ou carro e dar dinheiro para a igreja... No meu modo de ver, isso é conversa de pessoas gananciosas e aproveitadoras... O mundo está cheio dessas pessoas que aproveitam da situação, e do desespero de certas pessoas para lucrar às custas delas.
Mas também não vou dizer que você não possa fazê-lo; se você sentir no coração de fazer, e tiver certeza que é o que Deus quer de você, então que faça. Mas certifique-se mesmo de que é Deus que está lhe pedindo isso. Eu não estou dizendo que Ele nunca fará, o Senhor pode tudo, e sabe tudo; o que eu estou dizendo é que não creio que ele peça a você para se desfazer de algo que Ele próprio tenha lhe dado para o seu conforto e bem-estar. Não creio que o Senhor vá tirar de você aquilo que você precisa para viver bem, pelo contrário, ele te prometeu vida abundante. O prazer dele é suprir as suas necessidades, e não levar você à falência.
A Bíblia cita casos de pessoas que vendiam tudo o que possuíam e davam nas mãos dos apóstolos. Mas isso era feito por livre e espontânea vontade... Ninguém ali estava tentando comprar a benção de Deus... Não se pode comprar a bênção de Deus. Ela nos é dada de graça, quando nós propomos no nosso coração obedecer à sua Palavra.
A promessa que o Senhor fez ao seu povo foi essa: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus (Deuteronômio 28:1-2).
Contudo não haverá entre ti pobre algum (pois o Senhor certamente te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá por herança, para a possuíres), contanto que ouças diligentemente a voz do Senhor teu Deus para cuidares em cumprir todo este mandamento que eu hoje te ordeno. Porque o Senhor teu Deus te abençoará, como te prometeu; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, porém elas não dominarão sobre ti. (Deuteronômio 15:4-6)
Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara. (Êxodo 15:26).
Então como você pode ver, Deus não pediu nada em troca da sua benção, a não ser obediência à sua Palavra. Se você quer fazer um voto com Deus, faça o voto de não se desviar. Vote ouvir e obedecer, e você verá a Palavra se cumprir na sua vida.
Deus te abençoe!