O homem carnal enxerga as coisas de um modo carnal, "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais coisas também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1 Coríntios 2:12-14)
Salomão havia edificado uma casa para Deus.
Nota-se que ele tinha entendimento suficiente para saber que Deus não habitaria ali, porque, segundo ele próprio disse, "nem os céus e o céu dos céus O poderiam conter, quanto menos a casa que ele construíra." (2 Crônicas 6:18).
Mesmo assim, Salomão fez uma grande festividade e convidou todo o povo do seu reino para consagração da casa que fizera, e a festa durou cerca de vinte e três dias. Depois disso, Salomão fez uma oração ao Deus dos céus (2 Crônicas 6:14-42), e depois despediu todo o povo e foi para a sua casa. Então, nessa mesma noite apareceu Deus à Salomão e lhe disse:
"Eu escolhi e santifiquei esta casa, a fim de que o meu nome esteja nela de modo permanente, e os meus olhos e o meu coração sempre estarão nela. Se você andar diante de mim assim como andou Davi, seu pai, fazendo tudo o que lhe ordenei, e, se você obedecer aos meus estatutos (decretos) e às minhas ordenanças (decisões judiciais), então estabelecerei o trono do seu reinado, (...) Mas, se vocês se desviarem e abandonarem os decretos e os mandamentos que coloquei diante de vocês, e forem servir outros deuses e se curvarem diante deles, eu arrancarei Israel da terra que lhes dei, lançarei para longe da minha vista esta casa que santifiquei para o meu nome, e farei dela alvo de desprezo [Literalmente: um provérbio.] e motivo de zombaria entre todos os povos. E esta casa se tornará um montão de ruínas. Todo aquele que passar por ela olhará espantado e perguntará: 'Por que o Senhor fez isso a esta terra e a esta casa?' Então responderão: 'Foi porque abandonaram ao Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, curvaram-se diante deles e os serviram. É por isso que ele trouxe sobre eles toda esta calamidade.' (2 Crônicas 7:17-22)
Por toda a parte deste mundo vemos pessoas boas, sofrendo dos mais diversos males, e muitos questionam à Deus, sobre o porque daquilo estar acontecendo com ela. Alguns chegam a duvidar do amor de Deus, outros até já perderam a fé (se é que já a tiveram), porque não conseguem resposta às suas orações. Mas Deus sempre responde. Mesmo que a pessoa não saiba "orar", Ele responde. Mas é preciso que todos entendam que Deus fala através da Sua Palavra. E, os versículos acima, são respostas para muita gente que estão sendo feitas "espetáculos do mundo" sem entender o porquê disso tudo estar acontecendo em suas vidas.
O que precisamos entender:
1º) Deus disse: "Eu escolhi e santifiquei esta casa, a fim de que o meu nome esteja nela..."
A casa de Deus somos nós: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 6:19).
Fomos por Ele, escolhidos e santificados a fim de que Ele esteja de modo permanente em nosso coração. Mas, mesmo sendo o Senhor de nossas vidas, Ele só vai habitar em nós com o nosso consentimento. Ele nos deu o livre arbítrio, isso é, o direito de escolher como queremos viver.
Certamente Ele disse que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28:20), mas para que seja assim, é preciso que andemos diante dele com um coração sincero, assim como andou Davi, fazendo tudo o que lhe foi ordenado e obedecendo os estatutos e mandamentos. Caso contrário o Senhor não poderá habitar em nós, porque a própria Palavra afirma que não andarão dois juntos se não estiverem de acordo. (Amós 3:3)
2º) Tem muita gente fazendo da "casa de Deus", um covil de ladrões.
Quantos, além de serem idólatras, não estão permitindo que em seu corpo habite o espírito da mentira, do engano, do roubo, das drogas, da prostituição, do adultério, da inveja, e por ai vai... ?
Quantos rogam, adoram e se prostram ante todos esses deuses, e depois reclamam que são marginalizados pela sociedade, são motivos de zombaria, de escárnio, de pavor, e estão vivendo interiormente e moralmente em verdadeiras ruínas? E, o pior é que ainda se consideram no direito de questionar a Deus dizendo: __ Por que isso tem acontecido comigo?
A resposta está aí: "Porque abandonaram ao Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, (não me refiro somente à este montão de santos e senhoras que inventaram por aí, mas também ao deus da luxúria, do adultério, da prostituição, do furto, das drogas, da sensualidade, e muitos outros); e curvaram-se diante deles e os serviram. É por isso que ELE trouxe sobre eles toda esta calamidade. (2 Crônicas 7:22)
Em 1755, mais precisamente no dia 1 de novembro (dia de todos os santos), ocorreu um grande terremoto em Portugal, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. O sismo, foi seguido de um maremoto - que se crê tenha atingido a altura de
Portugal se orgulhava de ser o bastião do catolicismo, com grande tradição de edificação de conventos e igrejas, e empenhado na evangelização das suas colónias. As igrejas da capital estavam lotadas para a celebração do "Dia de Todos os Santos", e Lisboa, com 200 mil habitantes, era a quarta cidade européia mais populosa na segunda metade do século 18.
Outras cidades portuguesas sofreram graves danos. Mas nenhum lugar foi tão devastado quanto Lisboa. Se estima que 85% dos prédios, incluindo marcos públicos, como o Palácio Real e igrejas, cheias de fiéis por causa do feriado santo, foram abaixo.
Toda a Europa ficou pasma com o acontecimento. Muitos consideraram que era uma manifestação da ira de Deus, enquanto outros consideravam o ocorrido como um fato de "difícil explicação".
Diz a Escritura Sagrada: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre a tua pessoa (Efésios 5:14)
Todos nós que estamos aqui, um dia vamos partir para a eternidade. Mas somente os que viveram de acordo com a vontade de Senhor é que irão para junto de Deus. Os demais irão para o tormento eterno (Mateus 25:31-46).
Ninguém sabe quando vai partir, mas a hora vai chegar para todos. Amanhã talvez o sol não apareça mais; Amanhã talvez pode ser tarde demais para você tomar uma decisão. Quem partir sem antes ter se convertido da sua vida errada, vai estar em sofrimento eterno.
O momento é agora: "Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos para que assim sejam apagados os vossos pecados, de modo que da presença do Senhor venham tempos de refrigério" (Atos 3:19-20) e o próprio Senhor Jesus venha habitar em seu coração. Porque foi ele quem disse: "Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada." (João 14:23).
Em Apocalipse 3:20 está escrito: "Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo."
E também "assim como proclama o Espírito Santo: 'Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como ocorreu na rebelião, durante o tempo da provação no deserto.'" (Hebreus 3:7-8).
Se essa mensagem tocou o seu coração, saiba que é Deus batendo na porta, pedindo para entrar... Você sabe como é que se faz para abrir a porta? Orando! Confesse a ele tudo o que você tem feito de errado até aqui. Tome a decisão de parar com tudo isso, e comece a aprender dEle como é que se deve proceder. Leia a bíblia. Deixe que Ele lhe ensine dia a dia. Busque ouvir a pregação do evangelho.
Mas não creia em tudo o que lhe disserem... Procure confrontar tudo, com o que está escrito na bíblia; e se te ensinarem alguma coisa diferente, recuse imediatamente.
Estude a bíblia! Medite diariamente sobre as palavras de Deus; porque "Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida." (Provérbios 6:22-23)