Quão bom seria se todo ser humano entendesse que ele não é só matéria; o verdadeiro homem é espiritual, porque é o espírito quem dá vida ao corpo.
Nós vivemos em um mundo físico e só conseguimos ver aquilo que está diante dos nossos olhos, e da forma como vemos é que compreendemos (ou pelo menos tentamos compreender), o que se passa conosco e ao nosso redor; mas o que vemos é inerte, ou seja, é apenas matéria que não tem movimento e nem possui atividade própria. Tudo o que acontece neste mundo material é concebido e regido no mundo espiritual. É lá que as coisas acontecem, e é lá que temos que resolvê-las. É sabido que todo o tipo de problema que o homem enfrenta tem a sua origem no mundo espiritual.
Quando tomamos consciência deste fato, damos o primeiro passo para alcançar a solução do nosso problema. O segundo passo a ser tomado é se colocar diante dAquele que tem todo o poder nos céus e na terra, e pedir a Sua ajuda.
Está escrito na Bíblia que "Moisés e Arão entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocavam o seu nome, clamavam ao Senhor, e ele os ouvia." (Salmos 99:6) O apóstolo Pedro afirmou que "os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal." (1 Pedro 3:12)
O profeta Isaías disse que:
"a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam a mentira, a vossa língua pronuncia perversidade. Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.
Chocam ovos de basiliscos, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e do ovo que for pisado sairá uma víbora. As suas teias não prestam para vestidos; nem se poderão cobrir com o que fazem; as suas obras são obras de iniqüidade, e atos de violência há nas suas mãos.
Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; a desolação e a destruição acham-se nas suas estradas. O caminho da paz eles não o conhecem, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.
Pelo que a justiça está longe de nós, e a retidão não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos
Todos nós bramamos como ursos, e andamos gemendo como pombas; esperamos a justiça, e ela não aparece; a salvação, e ela está longe de nós. Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; pois as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades.
Transgredimos, e negamos o Senhor, e nos desviamos de seguir após o nosso Deus; falamos a opressão e a rebelião, concebemos e proferimos do coração palavras de falsidade. Pelo que o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar." (Isaías 59:1-14)
Já ouvi muitos ensinarem que Deus não escuta o pecador. Até usam o versículo de João 9:31 para justificar o que dizem. Está escrito: "sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve."
Eu entendo que este versículo não foi bem traduzido, pois se fosse assim, se Deus não ouvisse a oração do pecador, como é que este lhe iria confessar os seus pecados? E se Deus não ouvisse a confissão e não visse o arrependimento do pecador, como lhe concederia o perdão?
Estou certo de que Deus está sempre pronto para nos ouvir e responder as nossas orações, e não há nada que o possa impedir. O que acontece entretanto é que (conforme disse o profeta Isaías), "as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça."
Entenda que Deus não se afasta de nós. Nós é que nos afastamos dEle por causa dos nossos pecados; e não é Deus quem esconde o Seu rosto de nós para não nos ouvir; são os nossos pecados que O encobre. A pessoa que está na prática de qualquer erro, e não quer deixar a vida errada, essa pessoa não está apta a receber a bênção de Deus. Muitas destas pessoas nem sequer oram, pois não querem se aproximar de Deus porquanto as suas obras são más.
O terceiro passo é saber ouvir.
Moisés e Arão invocavam o Senhor, e Ele os ouvia. Mas Deus não apenas ouvia. O Senhor falava com eles! A pessoa que clama a Deus é ouvida por Ele e sempre recebe dEle uma resposta. A solução do problema está na resposta que Deus nos dá. É preciso estar atento ao que Ele nos diz.
Há alguns casos que a resposta divina se manifesta como um milagre instantâneo; mas na maioria das vezes vem como uma advertência ou uma instrução de como devemos agir. Deus responde sempre, mas para ouvi-lo é preciso estar atento, prestando atenção naquilo que lemos ou ouvimos.
Às vezes o Senhor nos fala por intermédio de outras pessoas, mas fique atento para não ser enganado pelo diabo. Consulte sempre a bíblia sobre qualquer coisa que te disserem. Se não estiver de acordo com a Palavra de Deus, esqueça. (Isaías 8:20). Ainda que Deus use alguém para lhe aconselhar, tudo o que for dito tem que estar de acordo com o que está escrito na bíblia; porque Deus não pode negar-se a Si mesmo. (2 Timoteo 2:13). Ao cumprirmos as orientações divinas, provamos que O amamos e somos amados por Ele (João 14.21). Desprezar o que Ele nos manda fazer é assinar a própria sentença de morte (Provérbios 13.13).
O quarto passo é receber a bênção pela fé, porque "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23:19)